Os alunos da Secundária Camilo Castelo Branco haviam iniciado o seu projeto no ano passado, mas, impossibilitados de levar o estudo a bom porto, decidiram recomeçar este ano. Com efeito, chegaram ao fim nesta edição de 2011/2012.
Entrevistaram várias pessoas em Vila Nova de Famalicão, separando-as em grupos diferentes cuja característica diferenciadora era a situação profissional, isto é, entrevistaram os empregados, os desempregados e os reformados ou pensionistas. Subsequentemente, tentaram descobrir mais sobre a sua qualidade de vida e/ou dificuldades financeiras.
A maioria dos desempregados entrevistados foi despedido ou a sua empresa abriu falência. Mesmo entre os empregados, muitos deles recebe muito pouco e trocaram de trabalho, em média, 6 vezes. Existe uma grande preocupação geral com o futuro laboral dos jovens e uma crença generalizada de que o Euro não trouxe vantagens.
Numa tentativa de melhorar a situação, este grupo espera poder organizar workshops e palestras que informem sobre o estado da economia e como precaver-se financeiramente.