Iniciativa
Coordenao Pedaggica
UMA VOZ PARA TODOS - TEMPO PARA DAR E RECEBER BANCO DE TEMPO | voltar
  • Uma voz para todos -  tempo para dar e receber  Banco de Tempo
projeto
Uma voz para todos - tempo para dar e receber Banco de Tempo
RESUMO

 

Os alunos desta escola quiseram analisar a possibilidade de criar um Banco de Tempo na sua zona. O Banco de Tempo funciona da mesma forma de um banco vulgar como já temos, mas em vez de dinheiro, gere a troca de tempo. Alguém oferece tempo sob a forma de alguma atividade que saiba desempenhar, trocando isso por outro favor que outro “cliente” esteja disposto a realizar.

Esta é uma área de população muito envelhecida, em que muitos dos idosos vivem sozinhos em casas degradadas. Os participantes do NEPSO pretendiam promover uma forma de a comunidade se unir e entreajudar-se, principalmente ter pessoas mais novas e saudáveis que possam despender do seu tempo para ajudar estes idosos.

Na verdade, quase 60% dos entrevistados demonstraram interesse na criação de um Banco de Tempo, alegando que isso lhes faria poupar dinheiro, tempo e estar mais integrado na sua própria localidade.

Este grupo ganhou o Prémio de Mais Original por ter introduzido esta ideia, ainda pouco conhecida, no seio da sua comunidade e que pode trazer mudanças muito positivas.

 
COMENTAR | 
preciso estar logado para comentar
POLO Portugal
ano
2012 (+)
tema
Cidadania (+)
escola
professor
autores
Ensino Fundamental: 9 (+)
Ensino Mdio: 1 (+)
disciplina
Fsica (+), Matemtica (+), Portugus (+), Qumica (+)

 

mapa do site
contato