Os alunos desta escola quiseram analisar a possibilidade de criar um Banco de Tempo na sua zona. O Banco de Tempo funciona da mesma forma de um banco vulgar como já temos, mas em vez de dinheiro, gere a troca de tempo. Alguém oferece tempo sob a forma de alguma atividade que saiba desempenhar, trocando isso por outro favor que outro “cliente” esteja disposto a realizar.
Esta é uma área de população muito envelhecida, em que muitos dos idosos vivem sozinhos em casas degradadas. Os participantes do NEPSO pretendiam promover uma forma de a comunidade se unir e entreajudar-se, principalmente ter pessoas mais novas e saudáveis que possam despender do seu tempo para ajudar estes idosos.
Na verdade, quase 60% dos entrevistados demonstraram interesse na criação de um Banco de Tempo, alegando que isso lhes faria poupar dinheiro, tempo e estar mais integrado na sua própria localidade.
Este grupo ganhou o Prémio de Mais Original por ter introduzido esta ideia, ainda pouco conhecida, no seio da sua comunidade e que pode trazer mudanças muito positivas.