A pesquisa teve como objetivo saber a opinião dos estudantes da escola sobre os seus planos para o futuro. Os estudantes do Entrelaçando, geralmente são vistos como alunos sem perspectivas, sem futuro, indisciplinados e ficam “a margem” do processo escolar.
Nesse quadro posto, inicialmente trabalhamos a autoestima, afetividade, interação dos estudantes. Para esse trabalho a realização deste trabalho, assistimos ao filme: “O líder da classe – 205” que conta a história de uma criança com síndrome de Tourette. Ele superou a doença, estudou, encontrou trabalho e se casou.
A partir desse filme e das discussões em classe, o tema voltado para superação e perspectivas de futuro aconteceu. Um pouco da história do professor foi contada, o que motivou os estudantes. (Fui aluno do Pe. Henrique, passei por problemas na infância, adolescência e idade adulta por ser discriminado por ser gordo – perdi emprego, mas não abri mão de ser; Levei fotos e roupas e outras provas da minha história e isso sensibilizou os alunos).
Quanto aos resultados, esses são primorosos. Os estudantes da EMPBH têm sim perspectivas de futuro.
Em 100 entrevistados 89% dizem que os estudantes da nossa escola tem possibilidade de sucesso.
68% não conhecem ex-alunos com sucesso atual (fizemos um livreto com algumas histórias de sucesso).
93% sabem em que quer trabalhar.
93% querem uma família com filhos.
O trabalho foi 100% proveitoso da conscientização ao conteúdo. O transitar entre a pesquisa e os conteúdos foi relevante para a formação humana e estudantil de nossos alunos e alunas. Ressalvo que 85% dos estudantes da escola diz se organizar para seu futuro ser promissor.
Vejam, em anexo, o questionário elaborado pelos alunos!