Iniciativa
Coordenação Pedagógica
A INFLUÊNCIA DO MEDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL | voltar
RESUMO

O medo faz parte do desenvolvimento humano e serve como recurso de defesa e proteção. Mas em excesso e sem o tratamento adequado ele pode tornar-se patológico, transformando-se em fobias.

É na infância que muitos desses sentimentos são despertados e é a qualidade das experiências vividas que vai determinar o comportamento nas fases mais avançadas na vida da pessoa. Buscando contribuir com educadores, pais e interessados em uma melhor compreensão dos medos infantis realizamos uma pesquisa na Escola Municipal de Educação Infantil Pedacinho do Céu (localizada no município de São Sebastião do Caí- RS),com as turmas de Maternal e Pré I, crianças de três a cinco anos, através do método proposto pelo NEPSO (Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião), a fim de reconhecer e validar esses temores colaborando assim com a superação e aceitação dos mesmos. Consolidando o presente artigo, buscamos aporte teórico em grandes pesquisadores do desenvolvimento infantil, como Jean Piaget, Vigotsky, Freud, entre outros.

Analisando as pesquisas realizadas nos é permitido concluir que várias das hipóteses iniciais foram confirmadas e que o diálogo é ferramenta essencial para o desenvolvimento emocional infantil já que a capacidade de exteriorizar sentimentos possibilita a aproximação e a procura conjunta de soluções para os problemas.

 
COMENTAR | 
é preciso estar logado para comentar
POLO Rio Grande do Sul
ano
2012 (+)
tema
escola
autores
Ensino Fundamental: (+)
disciplina
Outras (+)
tags

 

mapa do site
contato