Iniciativa
Coordenação Pedagógica
ÁGUA-CONSUMO SUSTENTÁVEL | voltar
  • Água-Consumo Sustentável
  • Água-Consumo Sustentável
projeto
Água-Consumo Sustentável
RESUMO

A E.M Alberto Rangel é uma das primeiras escolas do Polo RJ com dois anos seguidos de execução do Nepso.

Este ano os alunos optaram por pesquisar a questão da utilização da água na comunidade Cidade de Deus, onde fica localizada a escola.

O interesse pelo tema surgiu a partir das aulas de Ciência do Professor Jonatas, onde os alunos discutiam a Conferência Rio + 20.

Os alunos levantaram diferentes hipóteses relacionadas ao consumo da água. Segundo os mesmo, todas as hipóteses relacionadas ao consumo inadequado.

Ao longo da pesquisa os alunos aprenderam diferentes formas de preservação da água, diferentes formas de reaproveitamento e utilização de forma sustentável.

Acreditamos que um dos momentos mais importantes da pesquisa foi a participação dos alunos no seminário de conclusão, pois os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o muncícpio de Rio Bonito, e sair pela primeira vez da comunidade Cidade de Deus, ou seja, são meninos de 15 a 17 anos que nunca haviam saido do Rio de Janeiro. No caminho para Rio Bonito, os alunos ficaram impressionados com a Ponte Rio Niteroi e com a diferença cultura das duas cidades. 

Cosideramos que esta troca foi um dos  momentos mais marcantes para o grupo que participou da pesquisa.

 
COMENTAR | 
é preciso estar logado para comentar
POLO Rio de Janeiro
ano
2012 (+)
tema
Cidadania (+)
escola
professor
Nepso (+)
autores
Educação de Jovens e Adultos: 2º Segmento do Ensino Fundamental (+)
disciplina
Ciências (+)

 

mapa do site
contato