Iniciativa
Coordenação Pedagógica
O USO CONSCIENTE DA ÁGUA | voltar
  • O uso consciente da água
projeto
O uso consciente da água
RESUMO

Este projeto foi desenvolvido com o objetivo de contribuir para que os alunos aprendessem a fazer levantamento de dados e dar-lhes um tratamento estatístico, e a produzir tabelas e gráficos, habilidades cujo desenvolvimento se inclui nos objetivos da disciplina Matemática.

Trata-se de uma experiência nova no âmbito da nossa escola, embora alguns projetos já tenham sido desenvolvidos ali. A disciplina Matemática pode, e muito, colaborar com questões humanas e sociológicas. No caso deste projeto, enfocar o tema da água foi uma novidade.

Lidamos com educação matemática, pegamos uma “carona” na pesquisa em disciplinas como Língua Portuguesa, Ciências, Biblioteca, Geografia; vimos Ética e Cidadania de uma forma interdisciplinar e contamos com a colaboração de algumas pessoas.  Os alunos se mostraram interessados e motivados para a realização do Projeto. Todos os alunos participaram da escolha do tema que se deu de forma democrática.

O conteúdo trabalhado foi fundamental para atingir os objetivos da pesquisa, afinal partimos de uma experiência concreta vivenciada no cotidiano das crianças e depois aprofundamos nossos conhecimentos e reflexões sobre o assunto. O trabalho cooperativo e compartilhado evidenciou que a responsabilidade tem que estar presente em nossas escolhas, não importa a idade ou o grau de formação, sejamos alunos, familiares, auxiliares, professores, coordenadores, diretores.

A escola é parte integrante na vida do aluno, especialmente para aqueles que passam muitas horas por dia dentro dela. Muitos alunos da nossa escola participam da Escola Integrada. Embora exista em todos os meios de comunicação, especialmente a televisão, propagandas sobre a questão da água e como evitar o desperdício, a escola é um local privilegiado para propagarmos essa ideia, assim como outras concepções que possam ser úteis na formação da consciência sobre os cuidados no uso dos recursos naturais.

Os problemas causados pela escassez de água potável configuram-se como um problema mundial. Os alunos entenderam que esse problema é de todos e que existem hábitos rotineiros para a melhor utilização da água, para não deixar que ocorram desperdícios e que não é difícil colaborarmos com uma causa tão nobre e indispensável do ponto de vista da sustentabilidade da vida no planeta.

Quanto aos trabalhos desenvolvidos em sala de aula, as crianças passaram por diversas experiências: ajudaram a escolher o tema, saíram em busca de respostas para os as questões levantadas através da aplicação dos questionários, participaram ativamente da coleta de dados, dos registros matemáticos, da divulgação dos resultados e estiveram presentes para que o plano de ação fosse colocado em pauta.

O parâmetro utilizado para a escolha das questões apresentadas no questionário foi baseado no conteúdo estudado em Ciências. Na verdade todos nós gostaríamos que as pessoas se conscientizassem de um problema tão sério – afinal compromete a vida no Planeta. Como não é possível atingir a todos, fazemos uma parte - a nossa casa e a nossa escola. Podemos dizer que os objetivos do projeto foram alcançados, as tarefas foram cumpridas, porém torna-se necessário que este trabalho, que é apenas inicial, seja progressivo e não eventual, que não pare.

Analisando as respostas ás entrevistas, as crianças entenderam que não é possível solucionar um problema gigantesco, mas que é preciso fazer a sua parte - ser cidadão é ser responsável não somente pela sua casa, mas pela sua escola, comunidade, seu bairro, cidade, município, país, continente.

É algo que pertence a todos, não importa a sua origem, ricos ou pobres a luta pela preservação da água é uma questão de aprendizado e cidadania.

 
COMENTAR | 
é preciso estar logado para comentar
POLO Minas Gerais
ano
2012 (+)
tema
escola
professor
autores
Ensino Fundamental: (+)
disciplina
ARQUIVOS
clique nos links abaixo para fazer o download
Outros
Uso da Água

 

mapa do site
contato