Iniciativa
Coordenação Pedagógica
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E MERENDA ESCOLAR | voltar
  • Alimentação Saudável e Merenda Escolar
  • Alimentação Saudável e Merenda Escolar
  • Alimentação Saudável e Merenda Escolar
  • Alimentação Saudável e Merenda Escolar
  • Alimentação Saudável e Merenda Escolar
projeto
Alimentação Saudável e Merenda Escolar
RESUMO

A pesquisa foi desenvolvida com crianças no início do processo de alfabetização; por esse motivo fizemos algumas adaptações no questionário, que teve que ser elaborado com escrita e ilustração. A escolha do tema foi feita pela professora, mas é importante salientar que, após a apresentação da proposta, as crianças se envolveram e se mostraram motivadas e participativas.

Durante o desenvolvimento do projeto fizemos atividades coletivas ligadas à alfabetização, como, por exemplo, distinção entre escrita e ilustração, organização do questionário colocando as opções dos pratos em ordem alfabética e realização de entrevistas. A elaboração e a aplicação da entrevista possibilitaram aos alunos a compreensão do gênero e o exercício de elaboração das perguntas. Além das atividades acima citadas, o projeto possibilitou aos alunos entenderem: o que é uma pesquisa; quais são a etapas da pesquisa; como é um questionário. As crianças tiveram a oportunidade de entrevistar outros alunos e descobrir que deveriam marcar não a sua própria opinião, mas a opinião da outra criança que entrevistavam.

Essa descoberta para as crianças de seis anos é muito relevante, pois no decorrer da pesquisa algumas crianças marcavam mais de uma opção: ora marcavam a sua opinião e também a do colega, ora ouviam a resposta de quem estava sendo entrevistado por outro colega que estava próximo e marcavam a outra opção que ouviam.

Ao final da pesquisa os alunos construíram, com a ajuda da professora, uma tabela e posteriormente um gráfico para apresentar os resultados. A descoberta mais importante para a professora foi que alunos de seis anos podem fazer pesquisas e representá-las em forma de tabelas e gráficos. Com o projeto “Alimentação Saudável e Merenda Escolar”, as crianças conheceram melhor as opções de merenda, aprenderam a apreciá-las e passaram a olhar pela janela qual é a merenda do dia e assim merendar mais na escola.

Vejam, em anexo, o questionário elaborado pelos alunos.

 
COMENTAR | 
é preciso estar logado para comentar
POLO Minas Gerais
ano
2012 (+)
tema
escola
professor
autores
Ensino Fundamental: (+)
disciplina

 

mapa do site
contato