Iniciativa
Coordenação Pedagógica
A INFLUÊNCIA DAS DROGAS NO COMÉRCIO, NO ENTORNO DA ESCOLA. | voltar
  • A influência das drogas no comércio, no entorno da escola.
projeto
A influência das drogas no comércio, no entorno da escola.
RESUMO

Este projeto foi realizado com os alunos do 2º ciclo que participam, no contraturno, da escola integrada da Escola Municipal Santa Terezinha. O tema escolhido foi: A Influência do uso de Drogas no Comércio no Entorno da Escola. Todas as etapas do projeto foram realizadas com a colaboração direta dos alunos, desde a escolha do tema, feita a partir das sugestões dadas pelos grupos.

Na elaboração do questionário, devido à delicadeza do tema, delimitei algumas questões, e acrescentei outras, mas sempre através de um diálogo aberto com eles. Quando os alunos, devidamente identificados, foram às ruas, percebi o grau de envolvimento de todos eles. A princípio, eles fizeram uma lista contendo os nomes dos estabelecimentos, pois a maioria, morava na região. Foram listados mais de 25 estabelecimentos, mas definimos que a entrevista seria com 21, pois era o número de alunos do grupo que faria a pesquisa.

Ao tabular as respostas, os alunos começaram a visualizar a pesquisa como um todo, isto é, puderam tirar algumas conclusões, como por exemplo: O uso de drogas à noite era maior devido ao pouco policiamento nas ruas próximas aos estabelecimentos comerciais. Na construção de gráficos e tabelas, pude perceber como a aprendizagem é significativa para os alunos quando eles são co-autores desta aprendizagem. Várias habilidades matemáticas foram contempladas de forma motivadora, como as envolvidas no trabalho com o tratamento da informação, porcentagem, dentre outras.

Outra descoberta feita através dessa pesquisa é que a união dos comerciantes do entorno da escola pode ser um fator de muitíssima importância, porque todos eles enfrentam os mesmos problemas e podem pensar soluções em conjunto, onde todos saem ganhando, como fora sugerido pelos alunos na carta em que fizeram e entregaram aos comerciantes como plano de ação dessa pesquisa. Foi escrita, também, uma carta para a direção da escola, na qual os alunos propuseram um trabalho pedagógico preventivo com palestras para os pais e alunos, com o objetivo de alertar sobre os problemas que as drogas causam e fazer com que menos jovens entrem nesse mundo, muitas vezes, sem volta.

Este trabalho proporcionou momentos de integração entre os alunos, desafios socializados e resolvidos em grupo, conteúdos matemáticos revisados e introduzidos (para alguns alunos) e uma rica experiência que os próprios educandos pediram para que se repita em outros momentos. Foi, portanto, de grande valia para todos os envolvidos.

 
COMENTAR | 
é preciso estar logado para comentar
POLO Minas Gerais
ano
2012 (+)
tema
Cidadania (+)
escola
professor
autores
Ensino Fundamental: (+) , (+)
disciplina

 

mapa do site
contato