Iniciei o projeto com a turma 602 no dia 26 de março, quando perguntei sobre realizarmos uma nova pesquisa, já que havíamos realizado uma em 2011. Os alunos levantaram temas diversos e combinamos de decidir no dia seguinte. No dia 27 de março, apresentei um material distribuído no Mc Donald´s divulgando as Olimpíadas de Londres/2012. Eles gostaram das informações e, naquele momento, decidimos o tema de nosso projeto: “Olimpíadas 2012”. Todos concordaram e as perguntas começaram a ser elaboradas para o questionário, versando principalmente sobre o quanto as pessoas estavam informadas sobre essas Olimpíadas.
Conversamos naquele mesmo dia sobre quem entrevistar. Houve várias discussões e sugeri que fossem 100 pessoas dentre professores, funcionários e alunos. Concordamos; finalizamos o questionário; fizemos o pré-teste em outro dia. Fazer um pré-teste foi positivo, pois a partir dele, decidimos incluir uma oitava pergunta no questionário. Nesse mesmo dia, planejamos a aplicação dos questionários: dois dias seguidos de trabalho de campo, nos quais vi os alunos saírem em duplas e animados. Para tabular e organizar os dados na etapa seguinte, organizei a turma em oito grupos.
Os grupos começaram a contagem de questão por questão, conferindo o total de cada resposta. No dia 10 de abril, organizamos os mesmos grupos para a tabulação final e construção dos gráficos. Cada grupo recebeu uma pergunta para fazer a contagem total. O grupo deveria elaborar uma tabela e depois um componente do grupo desenhou o gráfico. Analisamos os resultados e os alunos decidiram construir um painel para a divulgação dos mesmos. Algumas fotos e gráficos foram selecionados.
Alguns números são alarmantes: 43% dos entrevistados declararam que não sabiam que neste ano teríamos olimpíadas e 60% nem imaginava onde elas aconteceriam.
O pior resultado foi sobre as Olimpíadas 2016: 72 pessoas das 100 entrevistadas declararam que não sabiam nada sobre o que vai acontecer. Diante disso, o plano de ação proposto pela turma foi a organização de um “Jornal Mural” para informar a escola e os alunos sobre as Olímpíadas.
O objetivo foi envolver outras turmas, circulando informações sobre as Olimpíadas 2012. Os alunos acharam que a desinformação geral se devia ao fato de que a Rede Globo não transmitiria as Olimpíadas. Outros professores foram convidados a colaborar com a elaboração e exploração das reportagens/informações que seriam afixadas no jornal.
Várias ideias também surgiram desde um concurso para a escolha de um mascote para o jornal, desfile das modalidades olímpicas e uma olimpíada na escola, claro!
Vejam, em anexo, o questionário elaborado pelos alunos.