Iniciativa
Coordenação Pedagógica
JOGOS E DESAFIOS MATEMÁTICOS: ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM | voltar
  • Jogos e desafios matemáticos: Estratégias de Aprendizagem
  • Jogos e desafios matemáticos: Estratégias de Aprendizagem
  • Jogos e desafios matemáticos: Estratégias de Aprendizagem
projeto
Jogos e desafios matemáticos: Estratégias de Aprendizagem
RESUMO

O ensino da Matemática tem sido um desafio no Ensino Fundamental, pois muitos alunos não apresentam avanços ao longo dos anos e não é possível dar continuidade ao que está previsto no currículo, pois sempre é necessário retornar aos conceitos e conteúdos do ano anterior.

Nesse sentido, foi proposta aos alunos a realização de um estudo para investigar estratégias de ensino que poderiam tornar a aprendizagem matemática mais fácil, eficiente e principalmente, mais prazerosa. Participaram desse estudo 26 alunos do 2º Ano do 2º Ciclo do Ensino Fundamental.

Fizemos uma pesquisa de opinião com todos os alunos da nossa classe, sendo que alguns se ofereceram para serem os entrevistadores, mas depois inverteram os papéis participando como entrevistados. Montamos o questionário no coletivo da sala de aula, colocando nele o que achamos mais importante, porque queríamos saber a opinião da classe sobre a importância dos jogos, desafios e atividades lúdicas durante as aulas de Matemática e se, na opinião dos alunos, essas estratégias contribuiriam ou não para melhor compreensão das aulas.

Perguntamos de qual disciplina mais gostam, qual a disciplina que eles têm mais dificuldade de entender e qual eles têm mais facilidade de aprender. Os alunos também foram questionados quanto aos instrumentos que a professora utiliza nas aulas.

Na pesquisa de opinião, a Matemática teve mais indicação de disciplina preferida. A maioria afirma que gosta quando a professora leva para a sala de aula o ábaco, o quadro posicional e jogos. Também gostam de desafios matemáticos como trilha, cruzadinhas e sudoku. Alguns se lembraram de que, ao jogar damas e brincar de escravos de Jó, também estão aprendendo matemática e desenvolvendo o raciocínio pra “pensar mais rápido e achar a resposta depressa” (fala da aluna Camilly).

Veja em anexo o questionário elaborado pela turma.

 
COMENTAR | 
é preciso estar logado para comentar
POLO Minas Gerais
ano
2012 (+)
tema
Educação (+), Escola (+)
escola
professor
autores
Ensino Fundamental: (+)
disciplina

 

mapa do site
contato