Iniciativa
Coordenao Pedaggica
ESPORTE NA ESCOLA | voltar
  • Esporte na escola
  • Esporte na escola
  • Esporte na escola
  • Esporte na escola
  • Esporte na escola
  • Esporte na escola
  • Esporte na escola
projeto
Esporte na escola
RESUMO

Esta pesquisa foi uma atividade relacionada ao “Projeto Esporte na Escola”, que tem foco na identidade dos alunos, e foi desenvolvido com a turma do 6° ano do 2° ciclo, da Escola Municipal Deputado Renato Azeredo.

A pesquisa de opinião realizada pelos alunos teve seu tema escolhido, dentre outros, por votação. O universo a ser pesquisado foi definido por eles: seriam o 2° e o 3° ciclos do turno da tarde. A amostra incluiu alunos do 4°, 5°, 6°, 7°, 8° e 9° anos desses ciclos.

Foi definido pelos próprios alunos os dias e horários para realizarem o trabalho de campo. Dentre as atividades desse projeto, estão incluídas a mostra do vídeo Nepso, coleta e organização dos dados, leitura e interpretação dos resultados da pesquisa, confecção de gráficos, registros escritos e exposição dos resultados para apreciação.

O trabalho de campo foi realizado pelos alunos no horário do recreio: cada um foi responsável por entrevistar cinco alunos, ou seja, preencher cinco questionários. O trabalho de campo durou três dias e durante esse período foi possível perceber o amadurecimento dos alunos, que, inicialmente, demonstravam insegurança e ao mesmo tempo empolgação, e ao final dos dias de pesquisa demonstravam mais confiança em si mesmos e a certeza de realizarem um bom trabalho.

Ao final da coleta de dados os alunos tabularam os resultados e organizaram-se em grupos para a confecção dos gráficos. Esse material produzido pelos alunos foi divulgado em um mural no pátio externo da escola; alguns registros escritos também foram expostos, o que possibilitou aos pesquisadores e entrevistados conhecerem e compreenderem melhor os resultados de uma pesquisa para a qual todos colaboraram.

Foi possível vislumbrar com a realização dessa pesquisa um avanço dos alunos no conteúdo de estatística, visto que este, ainda não havia sido retomado neste ano. Os alunos demonstraram em seus trabalhos terem compreendido conceitos e procedimentos relacionados à aquisição de habilidades estatísticas.

A atividade também proporcionou maior interação e cooperação entre a turma, que se empenhou na realização da atividade, adquirindo não só maior conhecimento de conteúdos, mas também de atitudes importantes para sua formação pessoal.

Vejam, em anexo, o questionário elaborado pela turma.

 
COMENTAR | 
preciso estar logado para comentar
POLO Minas Gerais
ano
2012 (+)
tema
Esportes (+)
escola
professor
autores
Ensino Fundamental: 6 (+)
disciplina
Matemtica (+)
ARQUIVOS
clique nos links abaixo para fazer o download
Outros
Esporte na Escola

 

mapa do site
contato