Iniciativa
Coordenação Pedagógica
BRINCAR É COISA SÉRIA | voltar
  • Brincar é coisa séria
projeto
Brincar é coisa séria
RESUMO

Esta pesquisa, realizada pelos alunos da turma de 4 anos, teve como objetivo avaliar o Dia do Brinquedo na Escola Honorina Rabelo pelas turmas da educação infantil.

A primeira etapa da pesquisa consistiu em elaborar um questionário junto aos alunos, para obter a opinião de como estava ocorrendo o “dia do brinquedo” na escola. A amostra escolhida foi uma turma de alunos de cinco anos.

A pesquisa de campo ocorreu no horário de aula: foi uma entrevista onde cada aluno da turma de quatro anos entrevistou outro da turma de cinco anos. O banco de dados foi montado com base no questionário, e para isto, fizemos um cartaz com todas as perguntas, numeramos os questionários e analisamos questão por questão.

A partir das informações obtidas fizemos um gráfico de coluna para representar cada resultado fazendo uma comparação entre as respostas das meninas e as dos meninos. As principais descobertas são: todos os meninos disseram que trazem brinquedos para a escola no dia do brinquedo e as meninas apenas 25% disseram que “sim”, 10 % disseram que “não” e 65% disseram que “às vezes” trazem seu brinquedo, embora na pergunta “você gosta do dia do brinquedo” todas as meninas respondessem que “sim”.

Outro dado interessante é que, na pergunta se o “dia do brinquedo” deveria continuar existindo, todos os meninos responderam que sim e 10% das meninas disseram ser indiferentes, mas nenhuma menina disse que não deveria continuar existindo o dia do brinquedo.

Veja em anexo o questionário elaborado pela turma.

 
COMENTAR | 
é preciso estar logado para comentar
POLO Minas Gerais
ano
2012 (+)
tema
escola
professor
autores
Educação Infantil: Educação Infantil (+)
disciplina

 

mapa do site
contato