Iniciativa
Coordenação Pedagógica
FORMATURA DOS ALUNOS DO 9º ANO DA E.M TRISTÃO DA CUNHA | voltar
  • Formatura dos alunos do 9º ano da E.M Tristão da Cunha
projeto
Formatura dos alunos do 9º ano da E.M Tristão da Cunha
RESUMO

O projeto de Pesquisa de Opinião foi realizado na EMTC, pela professora de Matemática Flávia Zauli, em que os alunos deveriam realizar uma pesquisa de opinião com os colegas sobre um tema e o questionário fosse elaborado pelos alunos.

Para a escolha do tema a professora inicialmente deixou que os alunos manifestassem seus interesses e em seguida porpôs um tema em que os alunos do 9º ano da escola já tinham polemizado e demostrado interesse: a formatura. Esse tema foi aceito por todos os alunos, que logo se empolgaram com várias idéias.

Os alunos da turma se envolveram e participaram de todas as etapas da atividade: na elaboração levantaram itens especificos da idade deles (ritmos de músicas, lugares que costuma ou gostariam de comemorar com os colegas); na entrevista, todos trabalharm empenhados. Na tabulação e organização dos dados manisfestaram a vontade de participar, e na construção dos gráficos alguns alunos participaram mais ativamente, na análise dos dados o envolvimento foi total.

A pesquisa de opinião é uma atividade que favorece o envolvimento e a participação dos alunos no processo de aprendizagem permitindo que esses façam parte do processo. Esse tipo de trabalho permite que o professor crie na sala um ambiente de troca de informações, mostrando para o aluno um outro procedimento de obter informações, coletar dados, analisqar esses dados, e construir tabelas e gráficos de maneira significativa.

 
COMENTAR | 
é preciso estar logado para comentar
POLO Minas Gerais
ano
2012 (+)
tema
Cidadania (+)
escola
professor
autores
Ensino Fundamental: (+)
disciplina

 

mapa do site
contato