Iniciativa
Coordenação Pedagógica
FESTA DE FORMATURA DO 9º ANO | voltar
  • Festa de Formatura do 9º ano
  • Festa de Formatura do 9º ano
  • Festa de Formatura do 9º ano
  • Festa de Formatura do 9º ano
  • Festa de Formatura do 9º ano
projeto
Festa de Formatura do 9º ano
RESUMO

O tema festa de formatura foi escolhido, por ser um assunto que vem ao encontro das necessidades dos adolescentes que cursam o 9º ano do Ensino Fundamental. No momento em que foi feita a primeira discussão para eleger um assunto, o tema da festa foi indicado como candidato em todas as salas, vencendo a votação no 9º A e perdendo para “Sexualidade” no 9º. B e “Pichação” no 9º. C.

Em nova votação, tendo como candidatos apenas os temas vencedores em cada turma, o tema “Festa de Formatura” foi escolhido pela maioria dos alunos. Mas definimos que o grupo de entrevistadores seria uma turma do 8º ano (8º E), por ser uma série distinta à dos entrevistados na pesquisa, e também para favorecer o relacionamento professor/aluno e o desenvolvimento da autoestima dos alunos daquela turma, questões que precisavam ser trabalhadas, independente desse projeto.

Com o tema escolhido e o questionário elaborado, os alunos do 8º ano iniciaram as entrevistas. Em conversa, relataram que fizeram amizade com os colegas entrevistados e que a meninas foram mais receptivas ao responderem o questionário, sendo possível observar que 62,5 % do total de pessoas entrevistadas foram mulheres. Alguns alegaram que ficaram tímidos em abordar os estudantes no horário do recreio sendo então preciso ajustar alguns horários de aula para que as entrevistas fossem concluídas. De posse dos questionários respondidos, distribui para cada dupla de alunos do 8º E quatro questionários, solicitando que tabulassem de vermelho as respostas das mulheres e em azul a dos homens.

Essa tarefa foi realizada de forma ágil pela maioria das duplas. Feito esse levantamento de respostas, levei para o 9º ano o resultado para análise e elaboração dos gráficos. Em relação às respostas obtidas foi possível chegar as seguintes conclusões: O público entrevistado já estuda na EMST há mais de seis anos e que 85,9% querem que haja festa em sitio somente para os formandos.

Veja em anexo o questionário elaborado pela turma.

 
COMENTAR | 
é preciso estar logado para comentar
POLO Minas Gerais
ano
2012 (+)
tema
escola
professor
autores
Ensino Fundamental: (+)
disciplina

 

mapa do site
contato