Iniciativa
Coordenação Pedagógica
A VIDA DO ESTUDANTE | voltar
  • A vida do estudante
  • A vida do estudante
  • A vida do estudante
  • A vida do estudante
projeto
A vida do estudante
RESUMO

Esta pesquisa possibilitou aos estudantes um conhecimento sobre a realidade da escola e de sua comunidade interna a partir de um tema levantado pela turma. Em grupos, os alunos destacaram temas que foram analisados por toda a turma. Diante de várias sugestões e após a votação que foi registrada no quadro, o tema escolhido foi: “A vida de estudante”.

Em seguida, procedemos ao levantamento de questões, levando em consideração todos os momentos que compõem uma vida estudantil, para investigarmos até que ponto a vida de estudante é e sempre foi do jeito que é hoje.

Definimos como população alvo da pesquisa: alunos, professores e funcionários da escola. Determinamos também que, a amostra seria com 100 pessoas dentre as quais 50 seriam alunos que deveriam ser escolhidos aleatoriamente. Eles seriam abordados em sala e também durante o recreio. As outras duas categorias: professores e funcionários completariam a amostra a ser pesquisada. Os alunos se envolveram com compromisso na organização do questionário e aplicação do mesmo. A apuração dos resultados foi feita por categoria (alunos, professores e funcionários).

Em seguida, os alunos entrevistadores transferiram essas informações levantadas para tabelas e gráficos. Os resultados destes foram condensados e formaram as tabelas e gráficos finais da pesquisa. Os resultados foram apresentados num texto conclusivo produzido coletivamente. Descobertas relevantes foram registradas, desde a preferência e dificuldades por Língua Portuguesa e Matemática, citadas por crianças e adultos, até a boa avaliação da vida escolar comum entre diferentes gerações.

Atualmente, o homem vive cercado de informações de natureza numérica. Muitos dos resultados são apresentados em forma de números e de porcentagens. No mundo de hoje para ser um cidadão crítico e atuante, é preciso saber interpretar dados numéricos. Daí a grande relevância dada ao tratamento de informação. A pesquisa realizada em sala de aula é excelente recurso para abordar e explorar as diferentes maneiras de comunicar informações.

O plano de ação posto em prática abre possibilidades para explorar a partir de um tema: coleta e registros de informações, leitura e interpretações de informações registradas em tabelas e gráficos de colunas, produção escrita das interpretações e análises e comparação de informações numéricas. A pesquisa de opinião: “A vida de estudante”, em especial, a partir de uma problemática significativa levou os alunos a elaborarem perguntas, explorarem a coleta, a organização e descrição de dados, estabelecerem relações, desenvolverem o espírito investigativo e realizarem conclusões.

Veja anexo o questionário elaborado pela turma.

 
COMENTAR | 
é preciso estar logado para comentar
POLO Minas Gerais
ano
2012 (+)
tema
escola
professor
autores
Ensino Fundamental: (+)
disciplina
ARQUIVOS
clique nos links abaixo para fazer o download
Outros
Relatório Pesquisa de Opinião

 

mapa do site
contato