Iniciativa
Coordenao Pedaggica
FRUTA NA ESCOLA | voltar
  • Fruta na escola
  • Fruta na escola
projeto
Fruta na escola
RESUMO

A presente pesquisa de opinião – “Fruta na escola” – aconteceu em uma turma de 1º ano/1º ciclo da Escola Municipal Professora Eleonora Pieruccetti e envolveu os 18 alunos que estavam presentes no dia da pesquisa.

A escolha do tema aconteceu devido a um bilhete produzido pela coordenação pedagógica da escola incentivando aos alunos trazerem lanches saudáveis para comer na escola.

Através de um questionário (vide anexos), com perguntas elaboradas pela própria turma, as crianças perguntaram umas às outras sobre duas questões: “Você traz fruta para comer no lanche?” e “Quais frutas você costuma comer em casa ou na escola?”.

A tabulação dos resultados e a construção das tabelas e dos gráficos foram realizadas pela professora na presença das crianças e com ajuda de algumas delas. Descobriu-se que metade das crianças que responderam à pesquisa leva fruta para a escola.

Além disso, descobriu-se também que a laranja, o morango e a pêra são as frutas mais consumidas pela turma. O mamão foi a fruta menos consumida. Percebeu-se, inclusive, que todas as crianças, até mesmo as que não comiam fruta na escola, consumiam frutas em casa e que, portanto, todas gostavam de frutas.

Este projeto foi de grande importância para uma turma que, apesar de estar ainda no início da alfabetização, conseguiu vivenciar, mesmo que com limitações, as etapas de uma pesquisa de opinião.

Veja em anexo o questionário elaborado pela turma.

 
COMENTAR | 
preciso estar logado para comentar
POLO Minas Gerais
ano
2012 (+)
tema
Escola (+)
escola
professor
autores
Ensino Fundamental: 1 (+)
disciplina
ARQUIVOS
clique nos links abaixo para fazer o download
Outros
Fruta na Escola

 

mapa do site
contato