Iniciativa
Coordenação Pedagógica
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL | voltar
  • Alimentação saudável
  • Alimentação saudável
  • Alimentação saudável
  • Alimentação saudável
  • Alimentação saudável
  • Alimentação saudável
  • Alimentação saudável
projeto
Alimentação saudável
RESUMO

A pesquisa foi realizada com a finalidade primordial de conhecer os hábitos alimentares dos professores do 1º ano do 2º ciclo. A Escola Municipal Maria de Rezende Costa propôs a todos os professores que realizassem um projeto com o tema “Saúde e Obesidade Infantil” no início de Março deste ano.

Daí, diante dessa proposta de trabalho, iniciei uma conversa com os alunos sobre seus hábitos alimentares. Eles relataram o que mais gostavam de comer, o que menos gostavam, até que dois dos meus alunos disseram que estavam com problemas de saúde, devido à alimentação incorreta. Um deles contou que estava fazendo exames de sangue, pois estava com suspeita de glicose alta, devido ao mal estar e as tonteiras que apresentava, pois come muito doce e macarrão. O outro aluno relatou que aos cinco anos fora internado com pressão alta devido à alimentação incorreta, mas que ainda está acima do peso, pois tem muita dificuldade de eliminar as guloseimas da sua alimentação. Foi um alvoroço só!

Os alunos ficaram entusiasmados, cada um querendo falar sobre sua alimentação. Então, propus a eles que fizéssemos uma lista dos alimentos que mais gostavam e dos que menos gostavam, do que habitualmente comiam no café da manhã, no almoço, nos intervalos até a noite. Foram várias as descobertas. Muitos relataram que acordavam tarde e que não tomavam café da manhã, que a primeira refeição era o “almoço” da escola; já outros contaram que comiam dois ou três pães e que também não almoçavam em casa. Foram poucos os que relataram que tomavam café ao acordar (mais cedo), que almoçavam em casa e que traziam lanche para comer. Descobrimos, também, que a grande maioria tem como alimentação principal a refeição que é oferecida na escola, que não têm o hábito de comer frutas e que exageram nas massas, doces e frituras.

Assim, percebemos que algo deveria ser feito, que não estava correta a forma como estavam se alimentando. Então, trabalhei com eles vários textos: “Dicas de Alimentação Saudável”, “O Feijão”; aprendemos a fazer a Pirâmide Alimentar; apresentamos a Poesia com a Roda dos Alimentos; lemos e interpretamos o livro “Sanduíche de Maricota”.

Então, eles sentiram-se bem motivados e integrados com o projeto, até que um dos alunos deu a ideia de entrevistar os professores do 2º ano do ciclo, pois ele se interessava em saber se os professores tinham uma alimentação saudável. Todos os alunos demonstraram interesse e curiosidade, foi um alvoroço!

Daí em diante, pensamos como iríamos fazer isso. As ideias foram surgindo, até que os alunos decidiram como iriam entrevistar os professores sobre sua alimentação. Assim, montamos o questionário e fizemos alguns ensaios. Foi muito interessante! Alguns alunos tiveram que vencer a timidez, a vergonha. Treinamos a leitura, a maneira de falar, os agradecimentos!

No dia da entrevista com os professores, as dificuldades apresentadas durante o pré-teste já haviam sido vencidas. Após a entrevista, tabulamos em sala os dados recolhidos e montamos os gráficos das perguntas que eles acharam mais relevante! Durante todo o desenvolvimento do projeto, os alunos demonstraram empenho e participação. Assumiram as tarefas propostas com muita seriedade.

Veja em anexo o questionário elaborado pela turma.

 
COMENTAR | 
é preciso estar logado para comentar
POLO Minas Gerais
ano
2012 (+)
tema
Saúde (+)
escola
professor
autores
Ensino Fundamental: (+)
disciplina
ARQUIVOS
clique nos links abaixo para fazer o download
Outros
001

 

mapa do site
contato