Iniciativa
Coordenação Pedagógica
PEQUENOS LEITORES EM AÇÃO | voltar
  • Pequenos leitores em ação
  • Pequenos leitores em ação
projeto
Pequenos leitores em ação
RESUMO

A pesquisa de opinião começou a surgir quando os alunos demonstraram interesse em saber o que o outro pensava sobre a leitura e suas preferências. O tema que inicialmente era sobre algo relacionado à leitura, acabou envolvendo a vivência dos alunos com os números, a contagem e a comparação. A geração dos dados da pesquisa de opinião contou com a participação de professores, funcionários, alunos e famílias.

Assim, depois de recolhidos os questionários respondidos, os alunos iniciaram a contagem das respostas. Os alunos descobriram a história preferida e o motivo de ter sido a mais votada. Através do gráfico construído pelas crianças, e as conclusões que elas fizeram das suas descobertas foi possível perceber um momento de aprendizagem em sala de aula.

A atividade teve papel importante na perspectiva de uma aprendizagem exploratória, ao favorecer a conduta divergente, a busca de alternativas não usuais. O auxilio do adulto, em situação estruturada, que permitiu a ação motivada e iniciada pelo aprendiz, foi uma estratégia adequada para favorecer o desenvolvimento do potencial dos alunos para descobrir, relacionar e buscar soluções.     

 
COMENTAR | 
é preciso estar logado para comentar
POLO Minas Gerais
ano
2012 (+)
tema
escola
professor
autores
Educação Infantil: Educação Infantil (+)
disciplina

 

mapa do site
contato