Iniciativa
Coordenação Pedagógica
NAMORO | voltar
  • Namoro
  • Namoro
  • Namoro
  • Namoro
  • Namoro
  • Namoro
  • Namoro
  • Namoro
projeto
Namoro
RESUMO

A pesquisa foi realizada em parceria com o professor Oscar Adolfo Eschmann Poblete e seus 15 alunos do 8º ano básico da La Escuela -129 Millalevia, no Chile. Os 80 estudantes do Centro Pedagógico eram de três turmas de 6º ano (A, B e C).

Antes de fazer a escolha do tema, muitas trocas de informações, fotos e slides ocorreram entre os dois países. Essas trocas ocorriam através do Blog do Nepso Multipaís e de e-mails entre os professores responsáveis. Para escolha do tema, os estudantes brasileiros elegeram três temas e os enviaram para que os estudantes chilenos fizessem a escolha final: namoro.

Os objetivos da pesquisa de opinião foram:

- Conhecer a idade que as pessoas acham adequada para se começar a namorar.
- Verificar se namoro é assunto discutido em família.
- Descobrir o que pode e o que não pode ser feito em um namoro.

Como as diferenças culturais em torno do tema eram muito grandes, optamos por fazer os nossos questionários, aplicar no Brasil e enviar os resultados de nossa análise. O mesmo seria feito pelos chilenos, de modo que pudéssemos fazer uma análise comparativa dos dados.  Essa análise, entretanto, não ocorreu porque não tivemos acesso aos dados a tempo de finalizar o projeto.

O trabalho com a pesquisa de opinião desencadeou um processo de aprendizagem muito rico para nossos estudantes, principalmente do ponto de vista da construção de habilidades matemáticas relativas ao tratamento da informação. Também destaco a dimensão atitudinal do processo: aprender a abordar as pessoas, a respeitar outras opiniões e culturas, a trabalhar em equipe. Os estudantes ficaram muito empolgados com a pesquisa, esforçaram-se para produzir bons textos para enviar aos colegas chilenos. Também envolveram-se com dedicação na preparação das apresentações do seminário.

Ao longo do processo, tivemos problemas de comunicação devido a situações de violência enfrentadas pela comunidade no Chile e também a problemas em vários computadores de nosso laboratório de informática. A intermediação do pessoal da equipe do NEPSO (Renato, Ruana e Aliene) foi de fundamental importância para a organização do trabalho e para sanar os problemas de comunicação advindos do contato com o outro país.

Vejam, em anexo o questionário elaborado pelos alunos!

 
COMENTAR | 
é preciso estar logado para comentar
POLO Minas Gerais
ano
2012 (+)
tema
escola
professor
autores
Ensino Fundamental: (+)
disciplina

 

mapa do site
contato