Iniciativa
Coordenação Pedagógica
LIMPEZA E ORGANIZAÇÃO DO AMBIENTE ESCOLAR | voltar
RESUMO

JUSTIFICATIVA:
Na ocasião em que o Projeto Nepso foi divulgado aos alunos dos 6os. e 8os. anos, ficou esclarecido que havia necessidade de trabalhar um tema que tivesse relevância social e que fosse importante para a escola ou comunidade de modo geral. A maioria das sugestões que os alunos apresentaram, dizia respeito à estrutura física da escola. Os alunos foram incisivos ao comentar sobre a precariedade observada na conservação da limpeza da escola e na falta de organização do seu espaço físico. Salientaram também que são eles mesmos os responsáveis por esse desrespeito ao bem público.

O fato de a escola ter passado por reforma e pintura no segundo semestre do ano passado agrava ainda mais a situação, visto que, apesar da obra ter sido concluída recentemente, a sujeira das paredes e portas denuncia a necessidade de mais uma camada de tinta.

Diante destas observações, os alunos manifestaram interesse em pesquisar sobre a temática acima, com o compromisso de rever suas atitudes e colaborar para que o ambiente escolar seja limpo, organizado, bonito e agradável.

OBJETIVO GERAL:
Desenvolver na comunidade escolar o sentimento de pertencimento pelo patrimônio público, para que possam identificar e realizar ações que contribuam para a limpeza e organização do ambiente escolar.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
1. Constatar o estado de limpeza da escola de modo a observar: a entrada do prédio; paredes externas; portas; janelas; pátio; corredores; salas de aula; banheiros e cozinha;
2. Identificar quais os motivos que levam os alunos a sujarem e desorganizarem o ambiente escolar, principalmente na hora do RECREIO;
3. Conhecer as estratégias utilizadas pelos diretores da escola quanto à organização e limpeza do ambiente escolar.

RESULTADOS:
Os resultados apontam que temos muito o que fazer se quisermos uma escola limpa e organizada. Os alunos entendem que são os principais responsáveis por isso e não podemos deixar que este trabalho acabe junto com o ano letivo. Temos que retomar as atividades do próximo ano, resgatando as ações já realizadas para que os objetivos do projeto sejam alcançados.

Como passamos pelo processo de eleição de diretor na escola, apresentamos os resultados às chapas candidatas, como primeiro encaminhamento do projeto “A Escola Que Nos é Cara”. O próximo encaminhamento será cobrar formalmente, por meio de uma “carta compromisso”, dos novos diretores, o auxílio necessário para que juntos consigamos conquistar uma escola limpa e organizada.

O envolvimento da maioria dos alunos é intenso e o interesse em participar de todo o processo é evidente. Nesse sentido, houve alguns questionamentos sobre a restrição que prefirimos fazer quanto à participação de todos no 7º Seminário Nepso do Pólo Paraná. Justificamos a inviabilidade por questões de dificuldade de disponibilização de local que fosse suficiente para acomodá-los e complexidade para a organização do evento.

Percebemos que é uma limitação necessária e sugerimos que isso seja estabelecido nos próximos seminários. Para que os outros alunos possam acompanhar o evento, seria interessante que as atividades desenvolvidas fossem filmadas e disponibilizadas para as escolas.

 
COMENTAR | 
é preciso estar logado para comentar
POLO Paraná
ano
2012 (+)
tema
Cidadania (+), Comunidade (+), Educação (+), Escola (+)
escola
professor
autores
Ensino Fundamental: (+) , (+) , (+) , (+)
disciplina
Ciências (+)

 

mapa do site
contato