A influência dos pais na educação
Objetivos: O objetivo foi descobrir se o acompanhamento dos pais na vida acadêmica dos filhos faz ou não diferença no rendimento escolar.
Contexto: Os alunos perceberam durante o ano um baixo rendimento e desinteresse de vários alunos, isso fez com que se sentissem curiosos e tentassem diagnosticar as possíveis causas.
Análise: O tema proposto mostrou que a presença dos pais faz a diferença quando a família está unida. O suporte emocional positivo recebido e incentivado pelos pais torna os alunos mais centrados e compromissados com as atividades escolares.
Avaliação: O projeto foi positivo por conta de despertar o interesse deles sobre os próprios amigos, em descobrir quais são os principais motivos que causam o desinteresse e baixo rendimento na escola. Levando-se em consideração que tivemos um alto índice de reprovação nos primeiros anos em 2012, esse projeto nos faz prestar atenção sobre a necessidade de trazer essa comunidade para participar mais ativamente da vida escolar de seus filhos.
Descobertas: Muitas vezes o nosso plano mediador não é aceito pelos alunos. Eles têm muita dificuldade em se desapegar de ideias iniciais e, por mais que você discuta, eles se mostram refratários e herméticos. Para o próximo ano se faz mister começar antes das etapas de apresentação (ordem de palestras) para obter um maior rendimento na produção do projeto. Talvez possamos estimular mais participantes com mais temas. O trabalho em grupo foi importante para demonstrar que a união dos interesses, da várias visões sobre o tema e a divisão de tarefas faz o trabalho progredir rápido. A experiência de vivenciar o NEPSO é válida para aproximação, entrosamento e como vetor de polarização entre todos os envolvidos, além de servir como nutrição para que não caiamos na mesmice que emburrece e nos faz involuir enquanto pessoas e profissionais.