Iniciativa
Coordenao Pedaggica
AMIGO PARA CUIDAR | voltar
  • Amigo  para cuidar
  • Amigo  para cuidar
  • Amigo  para cuidar
  • Amigo  para cuidar
  • Amigo  para cuidar
  • Amigo  para cuidar
projeto
Amigo para cuidar
DESTAQUE DA PESQUISA

Aprendizagem

Durante o desenvolvimento do Projeto Nepso, muitos conteúdos presentes no planejamento pedagógico do 4º ano puderam ser abordados implícita ou explicitamente.

A pesquisa, em cada uma de suas etapas, proporcionou aos educandos que confrontassem suas novas descobertas com aquilo que supostamente já sabiam. Isso, de certa forma, despertou neles a possibilidade de reformular valores.

Para que o trabalho fosse bem sucedido, foi indispensável o envolvimento da escola (equipe pedagógica e equipe gestora), que há alguns anos tem abraçado o Projeto Nepso como parte do currículo. Foi indispensável também o envolvimento do grupo de alunos que, cada qual a sua maneira e dentro do seu ritmo, participou, demonstrando envolvimento e interesse. Aliás, trazer os alunos para participar com total envolvimento é provavelmente o maior desafio do projeto.   

Os alunos trabalharam em grupo, desenvolvendo sua oralidade e principalmente aceitando a opinião do outro, mas a aprendizagem mais significativa foi a autonomia adquirida por eles, fazendo com que criassem estratégias próprias para lidar com o desconhecido. Para mim, também foi uma superação ver os alunos resolvendo os impasses democraticamente, respeitando o outro, negociando ideias, sabendo que, para que um projeto tenha êxito, é necessário que todos estejam em comum acordo.

RESUMO

O projeto foi desenvolvido com os 28 alunos da turma do 4º ano. É a primeira vez que eles participam do projeto e o tema estudado foi “Animais – cuidados e maus tratos”.

Para a escolha do tema organizei a sala em grupos de cinco alunos. Começaram a surgir temas muito amplos como: moda, esporte, lixo, animais, alimentação etc. Mas o grupo não conseguia definir o que queriam saber com a pesquisa.

Fizemos uma votação aberta, cada aluno votava e eu ia anotando tudo na lousa. Foi também sugerido por um aluno que “alimentação” seria um bom tema e a classe aceitou que fosse incluído na votação. Nessa votação, brincadeiras e animais empataram e alimentação ficou em terceiro lugar. Percebi que alguns alunos exerciam influência sobre os colegas, resolvi então fazer uma votação fechada.  O resultado da votação foi: 4 votos para o tema “alimentação”, 8 votos para o tema “brincadeiras” e 15 votos para o tema “animais”. Todos ficaram satisfeitos com o resultado.

 Para conhecer mais sobre os cuidados que devemos ter com os animais, pedi para os alunos que trouxessem todas as informações que encontrassem sobre o assunto. A maioria trouxe fotos de animais. Só três alunos trouxeram informações retiradas da internet.   

Terminamos o encontro com a seguinte questão: “Será que as pessoas procuram conhecer as características próprias de cada animal antes de adquiri-lo?”. Isso poderia evitar muitos problemas de abandono e maus tratos. Decidimos então focar a pesquisa em como as pessoas cuidam de seus animais – em especial os cães.  

 Nossa principal questão era saber como as pessoas tratam seus animais, foi a partir dessa preocupação que elaboramos nosso questionário (anexo)

Os principais resultados encontrados foram:

 Todos os entrevistados acham importante levar o seu cachorro ao veterinário para exames de rotina, mas 21 pessoas só levam quando está doente.

15 entrevistados disseram que raramente levam seu cão para passear e 9 só levam no final de semana. Mas, quando questionados sobre se acham importante levar seu animal para passear diariamente, 49 entrevistados responderam que sim.

Portanto, as pessoas sabem da importância de tratar bem seus animais, mas não o fazem como deveriam. Nossas hipóteses foram confirmadas.

 
COMENTAR | 
preciso estar logado para comentar
POLO So Paulo
ano
2012 (+)
tema
escola
professor
autores
Ensino Fundamental: 4 (+)
disciplina
ARQUIVOS
clique nos links abaixo para fazer o download
Apresentao / Folder
Questionrio_amigo-e-para-cuidar
Sistematizao do projeto

 

mapa do site
contato