Iniciativa
Coordenação Pedagógica
POR QUE AS PESSOAS BRIGAM? | voltar
RESUMO

 

JUSTIFICATIVA

A violência está presente em todos os segmentos da sociedade: na família, na escola, na política, no comércio, nas ruas e isto amedronta os pequenos. Para compreender por que as pessoas, principalmente aquelas que estão mais próximas a eles,agem agressivamente ao invés de dialogar, é que a turma se propôs realizar esta pesquisa de opinião.

CONTEXTUALIZAÇÃO

 

Há muitas situações de brigas: crianças com crianças, adultos com crianças, adultos com adultos. Em algumas ocasiões faz-se necessário ajudar as pessoas a interromperem seu manifesto agressivo, no entanto apenas adultos podem agir ou solicitar ajuda para tal. O diálogo ainda é a melhor forma de resolver as diferenças que existem entre as pessoas.

Pessoas impacientes, incapazes de dialogar, com raiva saem magoando o próximo porque agem por impulso. Se ao invés disso, for caminhar, ler um livro, assistir TV, sua vida será mais tranquila e, consequentemente, não agirá sem pensar.

Para crescer em um ambiente sem brigas é preciso aprender a gostar de si mesmo para se controlar, a conhecer-se melhor e pedir ajuda quando perceberem que algo está errado e não são capazes, sozinhos, de saírem da situação.

Após muitos comentários surgem as questões para entrevistar os pais. Aparentemente sentem-se coibidos pelas ações agressivas de seus genitores. Então realizam o pré-teste na escola e levam os questionários para os pais.

Infelizmente o que a maioria dos pais responderam em relação às suas reações e às dos seus filhos não foram coerentes com os relatos dos filhos. Entretanto os que foram sinceros deixaram transparecer uma certa agressividade neste relacionamento entre pais e filhos.

Diante dos resultados da pesquisa os alunos dialogaram sobre suas atitudes e às dos pais frente algumas situações que irritam ora os pais ora a eles.

RESULTADOS

 

Oito pessoas responderam que as pessoas brigam porque agem sem pensar. Seis disseram que a briga é falta de amor ao próximo e cinco afirmam que a briga acontece porque as pessoas estão movidas pela raiva.

A maioria dos entrevistados ao presenciar uma situação de briga procura ajuda para separar quem está brigando.

Metade das pessoas ficam tristes e a outra metade chateadas, quando discutem com pessoas que gostam.

Houve empate nas opiniões sobre o que faz quando briga com alguém que gosta. Sete pessoas afirmaram que gritam e o mesmo número não escolheu nenhuma alternativa. Apenas uma pessoa bate. Outros quatro afirmam que não brigam, apenas discute ou conversa com a outra pessoa.

Grande parte dos entrevistados considera como principal motivo de briga a divergência de opiniões. Os demais mencionam a bebida alcoólica, dívidas, som alto e inveja.

Conclui-se que há muito o que fazer e aprender para que se possa viver em um ambiente sem agressões físicas, xingamentos e desentendimentos.

 
COMENTAR | 
é preciso estar logado para comentar
POLO Paraná
ano
2012 (+)
tema
escola
autores
Ensino Fundamental: (+)
disciplina
Outras (+)

 

mapa do site
contato