Iniciativa
Coordenao Pedaggica
PESQUISA MULTIPAS - MSICA | voltar
  • Pesquisa multipas - msica
  • Pesquisa multipas - msica
  • Pesquisa multipas - msica
  • Pesquisa multipas - msica
projeto
Pesquisa multipas - msica
RESUMO

Pesquisa – Música

A pesquisa foi realizada no âmbito do projeto “Pesquisa Multipaís”, que nesse caso envolveu três escolas de São Paulo (EE Moacyr Campos, EE Leonor Rendesi e EE Deputado Silva Prado).

O trabalho aqui relatado apresenta a experiência realizada no ano de 2012 entre um grupo de estudantes de São Paulo - Brasil e um grupo de estudantes da cidade de Temuco – Chile, que são estudantes que participam de um programa chamado PROENTA, que trabalha com jovens talentos de ensino fundamental e médio oriundos de escolas populares. O PROENTA é vinculado a Universidad de La Frontera – UFRO.

Em São Paulo o grupo que se reuniu na sede da Ação Educativa e foi formado por estudantes de 15 a 18 anos representantes das escolas: EE Prof. Moacyr Campos, EE Deputado Silva Prado e EE Profa. Leonor Rendesi que fica na Ponte Rasa, todos na Zona Leste de São Paulo.

 O tema escolhido foi música, para isso os estudantes envolvidos responderam duas questões:

a) O que eu gosto de fazer?

b) O que eu gostaria de fazer e não posso.

A partir dessas respostas, pudemos constatar que a música está muito presente entre os jovens de Temuco e de São Paulo. Chamou-nos a atenção que os estudantes de Temuco têm dificuldades em ir a shows de música, pois essa atividade não ocorre na cidade.

Destacamos que nessa pesquisa os estudantes de São Paulo puderam aprender um pouco mais sobre sua própria cultura, conheceram um pouco da cultura chilena, puderam dialogar com eles via Skype e também de forma presencial puderam conversar com uma chilena, Carolina Hidalgo, que estava aqui em São Paulo, pois estava realizando uma pesquisa sobre o Nepso.

Pudemos perceber pelas respostas apresentadas que entre os estilos musicas, os estudantes de São Paulo preferem o rock, já que 50% deles assinalaram essa alternativa, e algo que chamou a atenção é que 70% dos respondentes disseram que os diferentes estilos musicais geram discussões entre os jovens e 25% concordam em partes com essa afirmação.

Os integrantes do grupo puderam apresentar o resultado dessa pesquisa no X Seminário Paulista do Nepso, ocorrido em novembro na escola municipal “Dr. José Pedro Leite Cordeiro”.

 
COMENTAR | 
preciso estar logado para comentar
POLO So Paulo
ano
2012 (+)
tema
Msica (+)
escola
professor
autores
Ensino Mdio: 1 (+) , 2 (+) , 3 (+)
disciplina
Histria (+), Msica (+), Outras (+)
ARQUIVOS
clique nos links abaixo para fazer o download
Questionrio
Questionrio SP Chile
Estudantes So Paulo

 

mapa do site
contato