Iniciativa
Coordenação Pedagógica
ÁREA DE LAZER NO BAIRRO | voltar
  • Área de lazer no bairro
projeto
Área de lazer no bairro
RESUMO

JUSTIFICATIVA
A apresentação do projeto no ano de 2012, foi algo atípico. A iniciativa partiu dos próprios alunos. Acreditamos que essa motivação deve-se ao fato da maioria já terem tido alguma participação no NEPSO em anos anteriores.

Como é um assunto muito amplo e envolve toda a região em torno da escola, o tema escolhido é de interesse de toda comunidade, tendo em vista que não há ponto algum de lazer nesta região e a necessidade de nossos alunos terem um como ponto de encontro coletivo.

- As reclamações de nossos alunos quanto à falta de espaço para lazer e que estejam próximo às suas casas;
- Conscientes de que o lazer é uma necessidade vital para o bem estar pessoal e social de todo ser humano;
- Sabendo que nossos alunos se valem apenas da escola como espaço de interação social, pela falta de opção que esteja próximo de suas casas;
- Imaginando que em nosso bairro há possíveis espaços ociosos e que seriam potenciais áreas a serem transformadas em espaços de lazer, percebemos a necessidade de trabalharmos esse tema.

OBJETIVOS
- Especificar a noção de lazer;
- Levantar a necessidade da comunidade em se ter uma área de lazer no bairro;
- Pesquisar as áreas de lazer em outros bairros da cidade;
- Analisar a possibilidade de implantar novas áreas de lazer no bairro;
- Concluir qual seria a melhor forma de reivindicar a implantação dessa área de lazer na região;
- Especificar o que realmente queremos como área de lazer.

RESULTADOS
Foram entrevistadas aproximadamente 500 pessoas, sendo 40% menor que 14 anos, 17% com 14 anos e 43% maior de 14 anos. Sendo 51% do sexo masculino e 49% do sexo feminino.

Com a coleta e tabulação dos dados comparamos inicialmente todos os resultados nos atendo mais nas questões (1, 6, 3 e 2) e obtivemos: 47% entendem que lazer é fazer o que gosta, 18% que é só descontração e 16% que é brincadeiras em grupo. 85% acreditam que uma área de lazer seria importante para o bem estar de nossa comunidade enquanto que 4% dizem que não. 73% afirmam que lazer é uma ocupação sadia e na questão 2 - 73% dizem que no nosso bairro não possui locais de lazer.

Com a pesquisa concluímos que nosso bairro não tem área de lazer, se tivesse ajudaria muito, pois ampliaria os horizontes de nossas crianças e adolescentes. 

 
COMENTAR | 
é preciso estar logado para comentar
POLO Paraná
ano
2012 (+)
tema
escola
professor
autores
Ensino Fundamental: (+)
disciplina

 

mapa do site
contato