Iniciativa
Coordenação Pedagógica
RECREIO: ESPAÇO DE PRODUÇÃO DA CULTURA INFANTIL | voltar
RESUMO

 

 

JUSTIFICATIVA

Segundo um levantamento realizado com os alunos, que demonstra de forma enfática sua preocupação com o recreio escolar e com as relações que se estabelecem entre os alunos durante o tempo destinado para o intervalo escolar, definiu-se como tema a ser desenvolvido na pesquisa o recreio escolar. Porém o recreio não com enfoque “adultocêntrico”, mas concebendo os alunos como sujeitos nesse espaço/tempo. Assim, cabe destacar a importância da compreensão da especificidade da infância e o lúdico que a permeia, sendo que o recreio é um espaço adorado e aclamado por todos os alunos.

OBJETIVOS

  • Levantar propostas de brincadeiras para serem desenvolvidas durante o recreio sem o    direcionamento do adulto;

 

  • Verificar quais as atividades são realizadas durante o recreio;
  • Considerar o recreio um espaço de aprendizagem verificando quais brincadeiras aprendem ou ensinam nesse momento;
  • Expressar o que gera confusão durante o recreio e propor possíveis soluções para melhoria desse espaço;
  • Socializar as brincadeiras aprendidas com os colegas da escola
  • Compreender que as brincadeiras não estão condicionadas ao uso de materiais que inviabilizam vivenciá-las.

RESULTADOS

Cabe ressaltar a evidência trazida por esse trabalho, pois os conhecimentos aprimorados durante o projeto, só consolidaram-se de forma significativa porque fazem parte de um processo de construção que é prévio à escola, que a ultrapassa, e que está integrado pelo que os sujeitos vivem e pensam dentro e fora dela. Tal processo de construção está organizado a partir do sujeito e está diversamente motivado, por necessidades que às vezes são só de conhecer e que nem sempre são pragmáticas. Às vezes é uma tentativa de explicar uma situação juntamente com outros. Essas tentativas de explicação, essas tentativas de visão do mundo que vão se confrontando com outras, constituem os conhecimentos que um grupo constrói.

Esse conhecimento dos alunos desta turma observou-se nas demais, embora o 4° B tenha avançado em expressividade de sua fase específica do desenvolvimento que é a infância e tenha a tomado pelas mãos.

 
COMENTAR | 
é preciso estar logado para comentar
POLO Paraná
ano
2012 (+)
tema
escola
professor
autores
Ensino Fundamental: (+) , (+) , (+)
disciplina
Outras (+)

 

mapa do site
contato