Iniciativa
Coordenação Pedagógica
HEI! VOCÊ É RACISTA? | voltar
  • Hei! Você é racista?
projeto
Hei! Você é racista?
RESUMO

Diversos problemas sociais, como o racismo, marcam presença dentro da escola manifestando-se de forma própria afetando a comunidade escolar como um todo. A relação entre a escola e a sociedade é estreita de modo que o que acontece além da primeira tem influência nela. Portanto, as questões que são tratadas na escola podem agenciar mudanças no contexto social mais amplo. Pequenas atitudes são determinantes no processo de mudança de uma concepção e/ou de uma realidade.

É a partir deste principio que este trabalho foi criado, pois busca integrar de forma dinâmica o estudo de questões raciais com o currículo escolar do 5º ano das séries inicias. Para tanto, foi proposto uma pesquisa qualitativa a partir da metodologia NEPSO (Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião) a qual foi realizada por um grupo de 25 alunos do 5º ano da Escola Municipal Artur Brasiliense Maia do município de Garanhuns, os quais protagonizaram a pesquisa desde a escolha do tema até o plano de ação.

Foi a partir do interesse da turma em descobrir o que estava por trás da violência verbal e física contra os negros (um aluno negro dessa turma era alvo de agressões) que abordamos a temática de forma interdisciplinar envolvendo as diversas disciplinas com o intuito de ampliar o conhecimento e promover uma mudança de comportamento e atitudes sociais.

 
COMENTAR | 
é preciso estar logado para comentar
POLO Pernambuco
ano
2013 (+)
tema
escola
professor
autores
Ensino Fundamental: (+)
disciplina

 

mapa do site
contato