Esta pesquisa teve como temática o desejo das pessoas em terem um carro novinho, questão decorrente da vivência dos alunos no entorno da escola; local de trânsito intenso com o maior comércio de carros nacionais e importados e BH.
Os alunos moradores de comunidades periféricas muito carentes sonham com o poder aquisitivo que presenciam no dia a dia.
A pesquisa aconteceu com a comunidade escolar no momento da festa junina, realizando um total de 150 entrevistas.
Muitos forma os desafios a principio a apatia destes alunos diante de qualquer atividade proposta, a dificuldade cognitiva referentes a escrita e leitura, compreensão matemática e enfim, para estimular os alunos, atividades diversificadas, visitas técnicas e outras excursões; muitas atividades de artes plásticas.
As repostas que obtivemos com a pesquisa foi muito interessante, pois na faixa etária entre 20 a 30 anos é unânime o desejo por carros, homens sonham mais com carros que as mulheres e que os carros importados são os preferidos.
Acreditamos neste trabalho como produtor de conhecimento de experiência positiva tanto da língua português, no tocante a linguagem oral e escrita, quando no exercício do raciocínio matemático; mas acima de tudo no despertar critico para a cidadania!