A pesquisa nasceu de um convite da escola integrada para participar da excursão a Gruta da Lapinha e Parque do Semidouro, com o objetivo de conhecer o trabalho arqueológico desenvolvido por Peter Lund. Trabalhamos, como recurso, as revistinhas em quadrinhos do Peter Lund: material da escola integrada. Após o passeio, foi à escola um ator representando o Peter Lund. Os meninos gostaram muito, surgindo assim a ideia de montarmos um grupo de teatro com a escola integrada.
Depois foi a vez de estudar sobre Darwin, e para isso fomos ao zoológico. A Adriana (professora da escola integrada) montou um texto sobre os inventores, e começamos os ensaios. Ela me falou que já havia tentado montar esse grupo de teatro, mas os meninos não tiveram motivação.
Acreditando na importância do teatro como facilitador da aprendizagem, resolvemos abraças esse desafio, com a ajuda do NEPSO na motivação dos alunos para o teatro, especificamente. As coisas começaram a esquentar a partir do dia em que os alunos fizeram as entrevistas para saber a opinião dos colegas sobre o teatro. Eles ficaram empolgados, e os entrevistado também demonstraram curiosidade a media que íamos ensaiando de maneira divertida: costureiros tirando medidas, passeios para estudarem sobre cada personagem, passeios para entrosamento, ida em teatros, ao Centro Cultural para entender como se cuida do figurino.