O interesse pela tema surgiu em uma das aulas de Ciências, quando estudávamos sobre o destino correto de cada lixo. Em uma nas nossas conversas, um dos alunos disse que já tinha aberto uma pilha para ver o que tinha dentro, e a reação da turma foi unânime: "nunca se deve fazer isso, é perigoso"! Diante disso, os alunos começaram a se questionar se outras pessoas também faziam isso, e se elas sabem como descartar esse material.
Depois de muitas aulas de conversa e pesquisas, decidimos elaborar um questionário para saber qual é o tipo de bateria mais utilizada, e também se as pessoas fazem o descarte correto delas. A turma optou por entrevistar todos os funcionários da escola, em duplas ou em trios, entrevistaram todos os professores e funcionários da E. M. Dom Bosco.
Após a aplicação do questinário, iniciamos a tabulação e a elaboração dos gráficos. Os alunos se surpreenderam ao constatar que a bateria mais utilizada pelas pessoas é a do celular, e que as mesmas sabem que devem fazer o descarte correto, mas que não fazem pelo fato de os locais de recebimento ficarem distantes de suas casas. Como planbo de ação para a pesquisa, a turma está pensando em elaborar uma carta solicitando à Secretaria de Educação que implante postos de arrecadação nas próprias escolas dos bairros.