Iniciativa
Coordenação Pedagógica
20 ANOS DO PROJETO PCHA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA DO CAP | voltar
RESUMO



O PCHA é uma atividade pedagógica na área de Ensino de História proposta aos alunos dos 8os anos do Colégio de Aplicação da UFPE. Tem como objetivo que os alunos organizem materiais contendo notícias midiáticas acompanhando um fato contemporâneo ao longo do ano letivo.


Em 2013 comemoramos 20 anos do Projeto e indagamos aos alunos que ainda encontram-se matriculados no Colégio, qual impacto ou importância o projeto teve nas suas vidas escolar ou extraescolar?


Utilizamos a metodologia NEPSO aplicando questionários a 194 do total de 226 alunos. 24 do 8 ano analisaram os questionários por turma, transformando as respostas em gráficos e o bolsista do Projeto compilou o resultado final.
Os alunos reconheceram o bom planejamento do projeto respondendo que a exigência cobrada foi equilibrada para obter um bom resultado final, totalizando 84% das respostas.

Quanto às dificuldades, o item “muitas notícias sobre o assunto” atingiu 39%, praticamente o dobro do segundo “poucas notícias sobre o assunto”. Outros dois pontos foram abordados: o tipo de mídia utilizada e a forma pela qual os estudantes criticizaram as notícias. 31% usou a internet como fonte,  19%  utilizou jornais e 17% revistas. Apenas 1% pesquisou em livros.


As respostas confirmaram a nossa hipótese inicial, o PCHA motiva o aprendizado em História bem como melhora o desempenho escolar do aluno. Quando perguntados se o Projeto os fez gostar mais ou menos da disciplina História, 57% dizem gostar mais, contra 41% de sujeitos indiferentes e 2% dos que passaram a gostar menos. Quando os mesmo dados são observados por série, o número daqueles que passaram a gostar mais de História, assim como daqueles que consideram vivenciar o PCHA importante para o amadurecimento escolar/acadêmico, é incomparavelmente maior ao número de avaliações positivas nas turmas mais avançadas.

 

 
COMENTAR | 
é preciso estar logado para comentar
POLO Pernambuco
ano
2013 (+)
tema
escola
professor
autores
Ensino Fundamental: (+)
disciplina
História (+)

 

mapa do site
contato