Para a escolha do tema, realizamos uma votação. Levei livros e panfletos sobre o tema escolhido para leituras e, quem sabe, reflexão sobre novas atitudes. Os alunos, apesar das dificuldades (nível de conhecimento e inibição) se empolgaram ao tomarem conhecimento do projeto, que incluía entrevistas, gráficos, apresentações, etc. Enfim, que fariam atividades diferenciadas.
Quando assistiam programas sobre o tema, relatavam para os familiares que estavam participando de um projeto sobre o tema que estava tão comentado. Os alunos fizeram as entrevistas com estudantes dos 8° e 9° anos (3° ciclo). 100 alunos foram entrevistados.
Posteriormente fizemos as tabulações individuais e geral. O objetivo foi realmente despertar nos alunos alguns valores que elevam a autoestima, o amor e a amizade. De acordo com a pesquisa, ficou constatado que geralmente os estudantes praticam Bullying, zoando e humilhando os colegas, principalmente através de apelidos e que pelo menos nas entrevistas eles estão dispostos a tornarem-se Antibullying.
Apesar do trabalho a mais, dado para a professora (pois eu substituía uma colega) e o projeto já havia iniciado nas formações. Fiquei muito preocupada! Mas deu certo no final. Os alunos participaram, leram, tentaram memorizar, fizeram cartazes, auxiliaram expor o Projeto no pátio da escola, etc. Foi muito bom! Foi positivo!
E para acertar sempre há erros, falhas. Com disposição e boa vontade os alunos são levados a sair da inércia dos dia a dia, e das suas póprias limitações.