Iniciativa
Coordenao Pedaggica
ANIMAIS AMEAADOS DE EXTINO NO QUILOMBO DE TRIGUEIROS | voltar
  • Animais ameaados de extino no quilombo de trigueiros
  • Animais ameaados de extino no quilombo de trigueiros
  • Animais ameaados de extino no quilombo de trigueiros
projeto
Animais ameaados de extino no quilombo de trigueiros
RESUMO

O projeto “Animais Ameaçados em Extinção” foi elaborado com o objetivo de pesquisar a diversidade da fauna existente e descobrir as causas de sua possível extinção na comunidade Quilombola de Trigueiros-Distrito do município de Vicência, zona da Mata Norte de Pernambuco.

Esperamos assim promover o processo de aprendizagem através da metodologia da pesquisa NEPSO, o projeto proporcionoua reflexão sobre a caça predatória e o papel do homem no que diz respeito à preservação e conservação do meio ambiente.

Neste contexto, abordamos a temática dos animais mais caçados, as causas e as consequências para o desequilíbrio dessa fauna. O projeto teve suas atividades pautadas nas seguintes etapas: escolha do tema, qualificação, registro no diário etnográfico, elaboração do questionário, aplicação do questionário, tabulação e gráficos, análise e interpretação de dados, apresentação e divulgação dos resultados da pesquisa de opinião e por fim o plano de ação.

Obtivemos como resultados uma mudança de postura  dos educandos do 6º ano, no que diz respeito a participação, o  protagonismo e a curiosidade em pesquisar, foi percebido  também um nível de conscientização dos próprios caçadores em relação à caça desses animais, principalmente o tatu, animal mais caçado atualmente nas matas que rodeiam todo Quilombo.

 
COMENTAR | 
preciso estar logado para comentar

 

mapa do site
contato