A pesquisa teve por objetivo identificar como as atividades laborais, a alimentação e a prática de exercícios físicos estão relacionados à qualidade de vida dos docentes da UAG/UFRPE.
Para qualificação do tema, pesquisamos cada eixo, utilizando como fontes artigos científicos disponíveis na internet e livros, anotamos os pontos mais importantes de cada pesquisa e nos reunimos para discutir, esclarecer dúvidas e escolher os assuntos que seriam abordados no questionário.
Diante dos resultados da pesquisa, identificamos alguns aspectos importantes como, falta de informação sobre alimentação saudável, sobrecarga de atividades laborais, uma vez que estas atividades interferem com muita frequência nos momentos de lazer e convívio familiar dos pesquisados e ao final da jornada de trabalho muitos relataram sentir cansaço físico e mental, e a falta da prática de exercício físico regular.
Acreditamos que se faz necessária a implantação de um programa de qualidade de vida na instituição, a fim de conscientizar sobre a importância de tais aspectos. Podemos citar como principais aprendizagens a sistematização e aplicação de um questionário que contemple a pesquisa de forma objetiva e clara, bem como a discussão, tabulação dos resultados e elaboração do relatório final como um recurso didático, além da oportunidade de sugerir ações que proporcionem a melhora da qualidade de vida dos envolvidos.