Iniciativa
Coordenao Pedaggica
QUAL O SEU PAPEL? | voltar
  • Qual o seu papel?
  • Qual o seu papel?
  • Qual o seu papel?
  • Qual o seu papel?
  • Qual o seu papel?
  • Qual o seu papel?
  • Qual o seu papel?
projeto
Qual o seu papel?
RESUMO

“Como poderemos ajudar a preservar o meio ambiente se não conseguimos mudar pequenas coisas em nosso dia-a-dia?”

Esta foi à pergunta que nos levou a reflexão junto com nossos alunos, sobre o que poderíamos fazer para aumentar um pouco mais nossa responsabilidade de cuidar do meio ambiente, considerando que precisávamos começar por mudanças em nossa escola! E em meio a tantos temas, o uso e desperdício do papel foi o escolhido.

Trabalhamos com alunos voluntários do 6º ano do ensino fundamental, orientados pela professora Luciana Lima e com alunos do 1º ano do ensino médio orientados por mim.

Foram entrevistadas 125 pessoas da comunidade escolar, entre alunos do ensino fundamental e médio, professores e direção, perfazendo uma amostra de 15%.

Ao analisarmos os dados, percebemos que a maior parte dos entrevistados concordava com nossa opinião, havia um grande desperdício de papel na escola e nenhuma ação conscientizadora ou prática, como a coleta seletiva e a reciclagem.

Percebemos também que muitos têm vontade de participar de ações de preservação, mas não sabem exatamente o que fazer ou como participar.

Notamos ainda que apesar de estarmos num ambiente escolar, ainda falta informação sobre o tema, além de ações instigadoras que mobilizem a comunidade escolar.

Então, a partir da análise dos dados coletados elaboramos algumas sugestões, tais como implantação de coleta seletiva, incentivar os professores a abordar
as questões ambientais em suas aulas, reduzir a emissão de papel impresso (bilhetes, avisos, calendários), agilizar e priorizar o repasse de informações por meio da internet
(site da escola: www.colegiosantoelias.com.br), incentivar a reutilização de papel impresso (rascunho, anotações) e reciclado, entre outros.

Se as nossas ações coletivas vão mudar alguma coisa, não posso afirmar, mas tenho certeza que “plantamos uma sementinha” no coração e na consciência dos nossos alunos.

 
COMENTAR | 
preciso estar logado para comentar
NUCLEO Distrito Federal
ano
2008 (+)
tema
escola
professor
autores
Ensino Fundamental: 6 (+)
Ensino Mdio: 1 (+)
disciplina
Outras (+)

 

mapa do site
contato