Iniciativa
Coordenao Pedaggica
OS ESTILOS MUSICAIS PREFERIDOS EM NOVA CONTAGEM | voltar
  • Os estilos musicais preferidos em nova contagem
  • Os estilos musicais preferidos em nova contagem
  • Os estilos musicais preferidos em nova contagem
  • Os estilos musicais preferidos em nova contagem
projeto
Os estilos musicais preferidos em nova contagem
RESUMO

Os alunos do 7° ano da Escola Municipal Ivan Diniz Macedo realizaram uma pesquisa de opinião, fazendo uso da metodologia NEPSO, na comunidade de Nova Contagem, com o tema “Os estilos musicais preferidos em Nova Contagem”.

Os questionários utilizados para a pesquisa continham 3 perguntas de perfil – I) sexo, II) faixa etária e III) nível de escolaridade – e 4 perguntas mais diretamente relacionadas à questão investigada que apresentamos a seguir:

1) Você sabe qual estilo musical  os adolescentes  escutam na sua casa?

2) Qual  estilo musical você ouvia na sua adolescência?

3) Que tipo de sentimento esse estilo musical despertava em você?

4) Que sentimento você acha que o estilo de música que os adolescentes escutam desperta neles?

Com a metodologia NEPSO – cujos resultados específicos serão apresentados no quadro “Análise e Resultados” – tivemos a oportunidade de I) conhecer e realizar uma pesquisa de opinião; II) aprender técnicas para tabular dados; III) conhecer os diversos tipos gráficos; IV) construir um gráfico através de tabelas e V) analisar dados através de tabelas e gráficos.

Objetivos

I) Conhecer mais sobre os estilos musicais dos adultos com os quais convivemos;

II) Verificar se os adultos conhecem o estilo musical de seus filhos e ou jovens com os quais convivem;

III) Verificar qual sentimento os adultos sentiam ao ouvir música na sua juventude e qual o sentimento eles acham que os jovens de hoje sentem ao ouvir suas músicas preferidas.

Análise e Resultados

- Dos entrevistados, 41% são do sexo masculino e 59% são do sexo feminino;

- A maioria dos entrevistados tinha entre 21 a 40 anos. 36% possuíam entre 21 a 30 anos e 32% 31 a 40 anos.

- Com relação a escolaridade, 36% tem ensino médio completo e 22% possui fundamental completo. Destaca-se o fato de que 44% possui ensino médio completo ou mais.

- Os adultos entrevistados apontam que os jovens de sua casa escutam principalmente os seguintes estilos musicais: funk (40%), gospel (18%) e sertanejo (17%).

- Esses mesmos entrevistados dizem que quando jovens ouviam principalmente: sertanejo (27%), gospel (15%) e pagode (12%).

- Chamou nossa atenção o fato de poucos adultos (5%) mencionaram ouvir funk quando eram adolescentes. Entendemos, que isso se deve ao fato de que o funk, naquela época, não era um estilo tão conhecido pelos jovens.

- Outro resultado que chamou nossa atenção foi a coincidência entre o que os entrevistados disseram sentir quando ouviam músicas na juventude e o sentimento que eles julgam que os jovens de sua casa sentem hoje. Eles apontaram (41%) que sentiam alegria e para eles (59%) esse é o sentimento que os jovens sentem hoje.

- Com isso notamos que apesar dos estilos serem diferentes entre as gerações - sertanejo (no passado) e funk (na atualidade) - o sentimento que nossos entrevistados julgam serem produzidos pela musica é o mesmo: alegria.

Avaliação do trabalho

O trabalho realizado de construir tabelas com os dados obtidos foi árduo, já na construção de gráficos tive algumas dificuldades, mas compartilhei muito da execução do trabalho com o prof° André (que já havia participado e o responsável pela minha participação e dos meus alunos) e outros professores que participaram do seminário, conversar  sobre os problemas e ouvir também como estava o trabalho dos colegas ajudou muito.

Além da parte de tratamento de dados que acho que foi muito bem aproveitada, dialogar com os alunos sobre estilos musicais foi muito agradável e divertido, deixando as aulas diferentes e aproximando mais o aluno do conteúdo fazendo mais sentido para eles, dando importância a atuação deles como pesquisadores. Nós aprendemos muito sobre música e queremos aprender mais, chegamos a esta constatação.

A participação foi gratificante, acrescentou muito para minha formação como professora e para meus alunos que infelizmente não tem muita oportunidade de participar de trabalhos como este. Enfrentamos problemas como falta de apoio para concretizar o trabalho, mas com a ajuda do Centro Pedagógico (principalmente do prof. Warley Machado) tudo deu certo.

 
COMENTAR | 
preciso estar logado para comentar
POLO Minas Gerais
ano
2014 (+)
tema
Msica (+)
escola
professor
autores
Ensino Fundamental: 7 (+)
disciplina
Matemtica (+), Msica (+)
ARQUIVOS
clique nos links abaixo para fazer o download
Apresentao / Folder

 

mapa do site
contato