Iniciativa
Coordenação Pedagógica
PREFERÊNCIA MUSICAL EM NOVA CONTAGEM | voltar
  • Preferência musical em nova contagem
  • Preferência musical em nova contagem
  • Preferência musical em nova contagem
  • Preferência musical em nova contagem
  • Preferência musical em nova contagem
  • Preferência musical em nova contagem
  • Preferência musical em nova contagem
  • Preferência musical em nova contagem
  • Preferência musical em nova contagem
projeto
Preferência musical em nova contagem
RESUMO

Nosso objetivo ao realizar a pesquisa sobre música era descobrir qual as preferências musicais dos adultos, adolescentes e o que ambos achavam um do outro como preferência musical foi alcançado. A principal dúvida quanto ao gosto preferencial dos alunos da escola também foi atingido com os resultados da pesquisa. Obtivemos os resultados de escolaridade dos adultos, gosto musical na adolescência e a mudança desse gosto na atualidade.

Como qualificação do tema utilizamos como pesquisa basicamente a Internet por não ter na Biblioteca da Escola acervos relativos ao tema. Sugeri aos alunos a pesquisa verbal em casa com os adultos.

O objetivo principal foi o cruzamento das informações dos dois questionários de pesquisa um realizado com as turmas que orientava, outros das turmas que a professora Fernanda orientava.

Em nossa amostra, tivemos 100 questionários destinados aos adultos da comunidade e 100 para os alunos do nono ano da escola.

Conclusões na analise do cruzamento das pesquisas

.Poucos adultos, 5% mencionaram ouvir Funk hoje, contra os 15% dos adolescentes que mencionaram esse estilo como preferencial dentro de casa. A mudança na preferência musical dos adultos da fase adolescente para dias atuais onde o estilo Gospel deu um salto de 24%, subindo de 9% para 33%. Provavelmente havendo também uma transformação de costumes.

A diferença, entre a preferência musical dos adolescentes no olhar dos adultos, onde aparece  o Funk com 40%, contra 29% apresentados na preferência musical dos adolescentes.

O resultado da pesquisa realizada dentro da Escola mostra o Funk com 29% na preferência musical dos adolescentes. Mas, somados todos os outros estilos musicais, a pesquisa mostra um resultado de  71%. Surpresa para todos os pesquisadores que antes dos trabalhados apostaram na maioria absoluta do estilo musical Funk.

A pesquisa mostrou também a grande desistência dos alunos no ensino fundamental e médio. Esse resultado serviu de reflexão dentro de sala. Muitos ficaram assustados com a realidade que poderá acontecer com eles.

Adversidades

Foram solucionais os problemas e dificuldades encontrados durante um projeto enorme como foi esse Primeiro Nepso na escola e para o próprio professoras.

- Falta de ajuda da Direção, supervisão e colegas não eram esperados. Ao desenrolar das atividades enxerguei que estava sozinho. Contava com a Colega Fernanda que também estava na Residência Docente mas, onde dividimos de inicio os questionários. Cada um responderia por uma pesquisa e ao final cruzaríamos os dados. Infelizmente a colega desligou-se da Prefeitura de Contagem e absorvi as duas pesquisas. O projeto inicial não teria tempo para mudanças.

Decidimos, alunos e professor que daríamos conta do projeto e partimos para a luta.

 
COMENTAR | 
é preciso estar logado para comentar
POLO Minas Gerais
ano
2014 (+)
tema
Música (+)
escola
professor
autores
Ensino Fundamental: (+)
disciplina
ARQUIVOS
clique nos links abaixo para fazer o download
Apresentação / Folder
Apresentação

 

mapa do site
contato