Esta pesquisa tem como objetivo analisar a questão referente ao consumo de drogas na comunidade de Missão do Sahy, povoado pertencente ao município de Senhor do Bonfim/BA. Ela surgiu a partir da curiosidade dos alunos da turma de 9º ano matutino da Escola Municipal Antônio Bastos de Miranda, uma vez que se apresenta cada vez mais frequente os relatos e ocorrências sobre uso de drogas estre os moradores da comunidade.
A pergunta-guia para a pesquisa foi “Existe um aumento na quantidade de usuários de drogas em Missão do Sahy?”, sendo entrevistadas 50 pessoas de diferentes faixas etárias, com idade mínima de 13 anos, as quais responderam a um questionário contendo 17 questões sobre a temática pesquisada. Destes, 68% de homens e 32% de mulheres, onde 50% tem idade entre 13 e 18 anos e o restante com idade igual ou superior a 19 anos.
Para 98% dos entrevistados existe sim um grande consumo de drogas na Missão do Sahy, onde a maconha aparece como o principal tipo de droga consumida, com 60%, seguida do álcool com 34%. Dos usuários, 76% são adolescentes. Para 60% dos entrevistados, alguém do seu círculo de amigos usa algum tipo de droga. 54% já receberam oferta de droga por parte de amigos/colegas, contudo, 74% nunca tiveram vontade de experimentar.
Segundo a pesquisa, a influência de amigos é a principal causa de alguém começar a usar drogas (70%). Por causa disso a violência tem aumentado na comunidade e há casos de pessoas que morreram em consequência das drogas. Para 52% das pessoas pesquisadas, não há políticas eficientes de combate ao uso de drogas na comunidade, onde a família e a polícia são os principais segmentos que atuam no combate a esta prática.
Segundo os entrevistados, cabe à Escola e à Polícia desenvolver as primeiras ações de conscientização e combate ao uso de drogas, oferendo palestras e atuando na vigilância da comunidade, além dos pais que precisam estar mais presentes na vida dos seus filhos, educando-os para que não entrem no caminho do consumo de drogas.