Nossa Escola pesquisa Sua Opinião – NEPSO
Escola Municipal Castelo Branco
Tema: Racismo
Pergunta Guia: Há racismo em Catuni da Estrada?
Público Entrevistado: População de Catuni da Estrada
Número de Entrevistados: 50
Pesquisadores: Alunos do 4º ano da Escola Municipal Castelo Branco
Professora: Íris Alves da Silva
Resumo da Pesquisa:
A pesquisa foi realizada com uma amostra de 50 participantes, com faixa etária entre 13 anos e acima de 42 anos, da Comunidade de Catuni da Estrada, Jaguarari – BA, entre os participantes, 18 são do sexo masculino e 32 são do sexo feminino.
Quando perguntado como melhor definiriam racismo, 42 apontaram que seria um ato de discriminação pela cor, 4 que seria uma forma de elogiar/brincar com alguém 1 que seria o ato de julgar o outro pelos bens que possuem e por fim 3 não sabiam/ não respondeu.
Em relação a já ter sofrido discriminação racial 15 responderam que sim, 34 que não e não sabia/não respondeu. Quanto a já ter visto alguém sofrendo racismo 37 disseram que sim e 13 não, dos 37 que disseram ter visto alguém sofrendo racismo informaram a atitude tomada onde, 13 retiraram-se do ambiente, 14 denunciaram o racista, 3 agrediram o racista, 1 não se importou e 5 discutiram com o racista e 1 não soube dizer/responder.
Quando indagados se já estiveram entre racista 37 afirmaram que sim, 11 que não e 2 não sabiam/não responderam. Ao serem questionados se existia racismo na comunidade, 44 afirmaram que sim e 6 que não. Quanto a já terem praticado ato racista 4 informaram que sim, pois, já haviam utilizado xingamentos, 37 afirmaram que não e 9 não sabem/não responderam.
Quanto a se já ouviram alguém dizer expressões tais como: "macaco", "só poderia ser preto mesmo", "neguinho" ou outras parecidas, 43 afirmaram que sim, 4 que não e 3 não sabem/não responderam. Indagados se a questão racial deveria ser tratada como crime, 4 informaram que não, pois era irrelevante, 1 informou que não pois vivemos em uma democracia de direitos de liberdade e expressão, 42 disseram que sim, é um crime contra os direitos humanos e 3 não sabem/não responderam.
Questionados sobre qual o principal motivo pelo qual o racismo ser um crime, 39 disseram que ferem a dignidade humana, 6 que era pelo fato de ser proibido por lei, 2 não achavam que fosse um crime e 3 não sabem/não responderam.
E por fim em relação a maneira que viabilizaria a diminuição da discriminação racial, 26 relataram que deveria começar a partir da pessoa agir contra atitudes racistas, 18 acreditam que estudando mais sobre a temática e 6 não sabem/não responderam.