Iniciativa
Coordenao Pedaggica
PERFIL DO ADOLESCENTE E A RELAO COM OS PAIS | voltar
  • Perfil do adolescente e a relao com os pais
  • Perfil do adolescente e a relao com os pais
projeto
Perfil do adolescente e a relao com os pais
RESUMO

No estudo das Ciências e da História é necessário que o aluno tenha capacidade de reconhecer e aprender valores. A realização da pesquisa é fundamental para a aprendizagem, pois é um instrumento eficiente na aquisição do conhecimento.

Nesse sentido, surgiu o interesse dos alunos da 8ª série turma 81 da Escola Municipal de Ensino Fundamental Demétrio Moreira da Luz, São Marcos-RS em desenvolver esta ferramenta suficientemente genérica realizada junto aos adolescentes, cujo objetivo é gerar atividades e atitudes investigativas, criadas a partir de realidades cotidianas que tenham a ver com os interesses dos adolescentes, suas aproximações cognitivas sua vivencia cultural, enfatizando a importância do relacionamento entre pais e filhos.

Na realidade, os adolescentes desejam ser um adulto em todos os sentidos; porém, na maioria das vezes ainda dependem de seus pais, não só financeiramente como também psicologicamente. Eles gostam de demonstrar uma auto-suficiência que ainda não possuem. A dependência os constrange. Querem fazer o que desejam, sem, contudo estar capacitados para tanto.

Nesta época, abre-se na vida do adolescente um leque de possibilidades: o namoro, o “ficar”, os amigos, os afetos , os desafetos, enfim, um mundo de novos laços, que ocorrem principalmente no ambiente escolar. A pesquisa quer chamar atenção para algumas questões problemas que se seguem:

A adolescência traz algum tipo de preocupação para você?
O que você mais gosta em você?
Se pudesse escolher o que você gostaria de ser?
Você acha que nessa fase seus pais o (a) proíbem mais de?
Se você não tivesse mais seus pais, eles fariam falta?
Quem tem maior autoridade na sua casa?

Onde os resultados indicaram que os adolescentes não estão preocupados com esta fase. Gostam de seu jeito de ser e se pudessem escolher seriam adolescentes. A maioria das proibições foi de ir a festas; seus pais fariam falta e quem possui maior autoridade em casa é o pai. Concluindo pode-se afirmar que através dessas atividades os alunos passaram a ter outra visão em relação aos pais e a si próprios, apostando no diálogo para um relacionamento frutífero e harmonioso.

 
COMENTAR | 
preciso estar logado para comentar
POLO Rio Grande do Sul
ano
2005 (+)
tema
escola
professor
autores
Ensino Fundamental: 8 (+)
disciplina
Biologia (+), Histria (+)
ARQUIVOS
clique nos links abaixo para fazer o download
Outros
Adolescncia

 

mapa do site
contato