Iniciativa
Coordenação Pedagógica
REVITALIZAÇÃO DA HORTA NA ESCOLA | voltar
  • Revitalização da horta na escola
  • Revitalização da horta na escola
  • Revitalização da horta na escola
projeto
Revitalização da horta na escola
RESUMO
O projeto horta na escola integrou diversas fontes e recursos de aprendizagem, gerando uma fonte de observação, pesquisa e promovendo uma reflexão diária do papel de cada um por parte dos educadores e educandos envolvidos. Através deste trabalho os alunos puderam vivenciar ações relacionadas à preservação do ambiente escolar, o ciclo dos vegetais, aumento da autoestima, alimentação saudável, entre outras áreas da vida dos educandos.
 
Em julho de 2014, observando o trabalho desenvolvido pelas professoras do turno matutino, vi quanto era gratificante para os alunos que ali estavam, fiquei surpresa com tamanho desempenho e satisfação que eles executavam as tarefas voltadas para a horta. Foi a partir daí que tive a certeza que deveria desenvolver meu projeto baseado na vivência dos alunos e professores do ensino especial.

Vendo a necessidade de um número maior de alunos para cuidar da horta da escola, convidei os alunos e as professoras do turno vespertino a participarem do projeto já existente na escola, onde os alunos do turno matutino já participaram desde meados de maio de 2013. Os alunos e as professoras aceitaram de imediato.

A partir dessa data, os dois turnos, compostos por 6 turmas, totalizando 21 alunos, todos com necessidades especiais, vem desenvolvendo atividades voltadas para melhorias e manutenção da horta da escola.

Após conversas com alunos e professores, ficou determinado que o grupo do turno matutino ficará responsável em cuidar da horta nas quartas-feiras, e o turno vespertino as sextas-feiras. Esses dias terão um horário exclusivo para horta. Onde será feita retirada de ervas daninhas, controle de doenças e pragas, plantio, colheita e adubação.

 
COMENTAR | 
é preciso estar logado para comentar
NUCLEO Distrito Federal
ano
2014 (+)
tema
escola
professor
autores
Educação Especial: 1º Segmento do Ensino Fundamental (+)
disciplina

 

mapa do site
contato