Iniciativa
Coordenação Pedagógica
INTEGRAÇÃO SOCIAL POR MEIO DA PAZ NA COPA/2014 | voltar
RESUMO
Esta pesquisa foi realizada no Centro de Regime Semiaberto Feminino de Curitiba – CRAF, que é uma unidade do CEEBJA Dr. Mário Faraco, escola responsável pela educação formal dos privados de liberdade, em unidades penais localizadas em Curitiba, Pinhais e Piraquara, no Paraná. O regime semiaberto feminino tem como competências: a segurança e a custódia das presas do sexo feminino, a promoção da reintegração social das mesmas e o zelo pelo seu bem-estar, por meio da profissionalização, educação, prestação de assistência jurídica, psicológica, social, médica, odontológica, religiosa e material. O indivíduo condenado ao regime de reclusão semi-aberto permanece recolhido ao presídio em tempo integral, mas pode realizar serviços externos, tendo como premissa a preparação do preso para novamente conviver em sociedade, com vistas a sua liberdade
A pesquisa resultou de um trabalho interdisciplinar, com a participação de seis professores. O tema foi escolhido tendo em vista o evento a ser realizado no Brasil nos meses de junho e julho, a Copa/ 2014, e tinha como objetivo principal oportunizar o trabalho em equipe, e o congraçamento entre as alunas, incentivando o respeito, a amizade , a solidariedade, a união, o aprendizado, a participação.
As atividades se iniciaram com uma explicação sobre o que era o projeto Nepso, com o intuito de animá-las e incentivando a participação da maioria.
Entre os conteúdos trabalhados durante a Qualificação do tema destacamos a história das Copas do Mundo e sua importância no contexto social, cultural e esportivo. Uma grande cópia do mapa terrestre foi oferecida as alunas para que verificassem, de quais continentes viriam os países participantes da copa. Foi dado a elas um mapa terrestre sem indicação dos países e as mesmas deveriam pintar a localização dos países participantes. Também foi utilizado o desenho das bandeiras dos países participantes, em forma de colagem¸ para que as alunas trabalhassem as cores e os desenhos com figuras triangulares e retangulares. Os trabalhos foram expostos num mural, com uma grande bandeira do Brasil, e enfeitaram as salas de aula com bandeirinhas brasileiras, e, em cada porta uma bandeira do Brasil. 
Durante aplicação dos questionários, houve uma atividade bastante interessante e lúdica. Reuniram-se numa sala onde responderam as perguntas e depois tomaram o lanche, que nesse dia foi  gelatina em cores verde e amarela, simbolizando as cores nacionais. 
Como resultados positivos no Nepso, os em relação a participação no projeto Nepso os professores destacaram: 100% das entrevistadas afirmaram que durante o projeto interagiram com suas colegas; ao serem perguntas se durante as atividades do projeto adquiriram conhecimentos sobre Geografia, História, Língua Portuguesa, Artes, Matemática, Ciências, Inglês, História do Futebol, 96% disseram que sim e 98%  das participantes gostaram de realizar atividades nos moldes do projeto. 
 
COMENTAR | 
é preciso estar logado para comentar
POLO Paraná
ano
2014 (+)
tema
Outros (+)
escola
professor
autores
disciplina
Outras (+)

 

mapa do site
contato