Após algumas aulas nas quais os alunos puderam apresentar ideias de temas e defende-los como tema para o projeto, selecionamos quatro temas que mais entusiasmaram as turmas: Festa dos sonhos, cabelo bonito, filmes, viagens. A votação foi apertada. Venceu “Festa dos sonhos” pouco a frente de “filmes”. O
O objetivo de nossa pesquisa era descobrir como as pessoas imaginam que seria a festa de aniversário de seus sonhos. As turmas ficaram bem empolgadas. Cada um queria contar um pouco sobre as festas que já teve e que gostaria de ter. Estudamos textos sobre a origem da comemoração dos aniversários, as formas como se comemoram aniversários em outros países e as diferenças entre as comemorações de hoje e de antigamente. Para a elaboração dos questionários foi difícil escolher as perguntas porque havia muitas sugestões. A pesquisa de campo foi realizada na própria escola, com alunos de 5º, 6º e 8º ano; e também com pessoas que circulavam pela Faculdade de Educação.
A pesquisa mostrou que a maioria das pessoas já teve ou gostaria de ter uma superfesta de aniversário. Contudo, grande parte trocaria a superfesta por uma “super” viagem. Uma das diferenças entre os homens e as mulheres entrevistados é preferência por rock para embalar as festas, por parte dos homens, e por músicas variadas, por parte das mulheres. Comparando as opiniões de pessoas com idades diferentes vimos que os mais velhos preferem fazer festa em casa ao contrário dos mais jovens que têm preferência por outros lugares.
A princípio o tem parecia fútil e sem muita importância. Mas, a pesquisa nos ajudou a olhar com a atenção para os sonhos das pessoas e assim pudemos refletir mais sobre as diferenças entre pessoas e a necessidade de respeitá-las. Nos divertimos muito fazendo a pesquisa e, ainda mais, apresentando-a, já que fizemos uma verdadeira festa no palco do seminário.