Iniciativa
Coordenação Pedagógica
LAZER PARA OS ESTUDANTES DA PEDAGOGIA | voltar
RESUMO

As alunas e alunos da disciplina Fundamentos e Metodologia do Ensino de Matemática II do curso de Pedagogia da FaE/UFMG, sob a supervisão da professora Maria da Conceição Fonseca (Ção), e inspiradas pela apresentação da pesquisa de Airton Vitor Guimarães, sobre as práticas de lazer dos estudantes de escolas técnicas, realizaram uma pesquisa de opinião não só sobre as práticas de lazer de estudantes da Pedagogia, mas também sobre como esses estudantes consideram suas possibilidades de vivenciá-las.

 

Assim, a pesquisa buscou identificar os hábitos de lazer dos alunos e das alunas do curso de Pedagogia da FaE/UFMG, avaliando a frequência de diversas práticas e indagando o entrevistado se considera que sua vida lhe possibilita desfrutar de momentos de lazer.

 

O questionário teve 11 questões e, além de levantar algumas informações de perfil e as impressões do entrevistado sobre suas possibilidades de momentos de lazer, apresentou-lhe ainda uma lista de práticas de lazer (ouvir música, assistir televisão, cantar, ir a parques de diversão, ir ao cinema, dentre outros) para que o sujeito apontasse a frequência de sua participação nelas.

 

Os entrevistados foram alunas e alunos dos diferentes períodos do curso de Pedagogia  Diurno e Noturno. A amostra foi composta por 105 pessoas.

 

A maioria dos entrevistados considera que tem momentos de lazer em suas vidas, especialmente no final de semana.  Como a pergunta foi repetida no início e no fim da entrevista (antes e depois de serem apresentadas as atividades de lazer para que o entrevistado indicasse a frequência com que eram praticadas), a impressão dos entrevistados sobre suas oportunidades de lazer cresceu ao longo da própria entrevista. Ouvir música é a atividade de lazer realizada mais frequentemente pelos entrevistados.

 
COMENTAR | 
é preciso estar logado para comentar
POLO Minas Gerais
ano
2015 (+)
tema
escola
professor
autores
Ensino Superior: (+)
disciplina

 

mapa do site
contato