Iniciativa
Coordenação Pedagógica
VIDA DE BORBOLETAS | voltar
RESUMO

Os anos do 1° ano da Escola Classe 02 do Arapoanga escolheram, por meio de fichas ilustrativas que representavam diversos temas, pesquisar sobre a vida das borboletas.  O interesse pelo tema se aprofundou após uma visita dos alunos ao borboletário no Zoológico de Brasília.  Os alunos pesquisaram e conheceram todo o ciclo de vida das borboletas.

Por meio da metodologia do Programa Nossa Escola Pesquisa sua Opinião – NEPSO, os alunos investigaram o conhecimento que as outras crianças da escola tinham a respeito da vida das borboletas. Foi selecionada uma amostra de 100 alunos do 1° ao 5° ano do turno vespertino da escola para a aplicação dos questionários. 

O resultado da pesquisa mostrou que a maioria dos entrevistados conhece o ciclo da vida das borboletas e sabem diferenciar a borboleta da mariposa. Observou-se que o que mais chama a atenção nas borboletas, para os entrevistados, é a estética, mais precisamente as cores. 

A professora constatou que em todo processo de pesquisa houve um envolvimento por parte dos alunos e uma rica aprendizagem de forma lúdica e prazerosa. 

 
COMENTAR | 
é preciso estar logado para comentar
NUCLEO Distrito Federal
ano
2015 (+)
tema
escola
professor
autores
Ensino Fundamental: (+)
disciplina

 

mapa do site
contato