Iniciativa
Coordenao Pedaggica
CRI, CRI, CRI, FORA DAQUI! | voltar
RESUMO

Os alunos do Centro de Educação Infantil 01 de Planaltina do 1º período B (24 alunos) com faixa etária entre 4 e 6 anos, apreciaram vários temas através de diversas  abordagens que envolvem desde plantas a animais do imaginários e das músicas cantadas pelas crianças. As crianças despertaram interesse pelo tema rato após ouvir a música "ratinho cri, cri, cri".

Os alunos descobriram na fase de qualificação que os ratos poderiam ser transmissores de doenças, apreciam a alimentação humana, que existem várias espécies e algumas delas podem até atacar as pessoas. Essa nova imagem que se formou em torno desse animal ficou um pouco distante do imaginário de um animal fofo e engraçadinho criado por meio das músicas, desenhos e histórias trazidos pelas crianças. Então os alunos gostariam de saber se os colegas estavam informados sobre tudo aquilo que elas descobriram.

Por meio de rodas de conversa foram destacadas algumas ideias de perguntas para a elaboração do questionário. Foi necessário desenvolver um mecanismo de adaptação as perguntas utilizando imagens pois as crianças ainda não estavam alfabetizadas. O público entrevistado foi uma amostra dos alunos do 2º  período C. 

A pesquisa apontou que todas os entrevistados declararam já ter visto um rato, portanto esses têm conhecimento mínimo da aparência do animal porém sabem pouco sobre a os hábitos desse animal. A grande maioria ainda sustenta no seu imaginário que os ratos se alimentam de queijo. 

A professora destaca que a aplicação dessa metodologia de pesquisa foi importante no sentido de proporcionar um amadurecimento das crianças uma vez que a turma tinha grandes dificuldades de comportamento e principalmente em ouvir e aceitar o outro. Foi uma experiência positiva e um momento importante de conversa e aproximação com as famílias durante as etapas de pesquisa. 

 
COMENTAR | 
preciso estar logado para comentar
NUCLEO Distrito Federal
ano
2015 (+)
tema
escola
professor
autores
Ensino Fundamental: 1 (+)
disciplina

 

mapa do site
contato