Iniciativa
Coordenao Pedaggica
A MERENDA ESCOLAR COMO PROCESSO EDUCATIVO | voltar
RESUMO
A merenda escolar como processo educativo”. 
 
 
          Segundo o Conselho Federal de Nutricionistas, a implantação da merenda nas escolas tem como objetivo atender às necessidades nutricionais do educando, contribuindo para seu crescimento, desenvolvimento, aprendizagem e rendimento escolar, bem como promover a formação de hábitos alimentares saudáveis.
            Pensando nessa perspectiva, os estudantes do 3º ano C da Escola Municipal Heitor Villa Lobos teve a curiosidade de aprender mais sobre a merenda escolar e os elementos presentes no ato de se alimentar. Dessa forma, através dos relatos das crianças colhidos nas rodas de conversa, chegamos a alguns questionamentos que estão vinculados ao nosso tema central que é “A merenda escolar como processo educativo”. 
          Para saberem mais a respeito dos hábitos alimentares dos estudantes da escola, as crianças decidiram pesquisar sobre a merenda escolar para revelar hábitos alimentares que eles apresentam na hora do recreio, sabendo que esse momento é ideal para desenvolver a educação e a conscientização dos processos que envolvem a alimentação. 
A partir desses objetivos, é possível estabelecer o desenvolvimento de conteúdos científicos, além de proporcionar às crianças a capacidade de ler e elaborar textos, gráficos e tabelas.
Nossas hipóteses foram: 
1 – Acreditamos que as crianças bem alimentadas possuem um maior aproveitamento na aprendizagem escolar;
2- Há um grande desafio da escola em suprir as necessidades nutricionais das crianças de classes menos favorecidas, em que a única alimentação é a escolar.
 
 
 
             
Nossas descobertas:  
A escola pode promover uma alimentação saudável;
A merenda escolar possui um alto valor nutricional, pois é elaborada por um profissional de nutrição;
O trabalho realizado em equipe é mais produtivo;
 
Fazer parte desse projeto foi enriquecedor, tanto para o professor, quanto para os estudantes e todos os envolvidos diretamente no projeto, pois foram momentos de interações, descobertas, buscas e achados. 
O desafio foi fazer a tabulação dos resultados, as crianças demandaram a todo o momento minha intervenção, essa atividade foi realizada em grupo e gerou um pouco de ansiedade das crianças em querer saber o resultado da pesquisa. 
 
COMENTAR | 
preciso estar logado para comentar
POLO Minas Gerais
ano
2016 (+)
tema
Sade (+)
escola
professor
autores
Ensino Fundamental: 3 (+)
disciplina
Cincias (+), Histria (+), Matemtica (+), Portugus (+)

 

mapa do site
contato