A pesquisa vem ao encontro da curiosidade abordada pela turma: qual o destino do lixo de Imbé e o que as pessoas sabem sobre a coleta seletiva de lixo? A pesquisa objetivou a garantia de propostas, políticas públicas, referentes à solução da problemática, bem como uma conscientização da população para reduzir, reutilizar e reciclar o lixo doméstico.
Percebemos a importância deste projeto onde o tema proposto partiu do interesse, da curiosidade dos alunos, sendo trabalhado questões como: diminuição da quantidade de lixo a ser aterrada, preservação do meio ambiente, economia de energia e melhoria da qualidade de vida da população. Podemos constatar estatisticamente que a maioria dos entrevistados acredita que o lixo produzido por eles é depositado em aterros sanitários do município.
Com uma margem menor os entrevistados acreditam que o lixo produzido tem como destino a reciclagem. Cabe ressaltar que o lixo produzido em Imbé é depositado no município de Tramandaí, mediante a coleta diária. A fórmula do nosso projeto é de desenvolvimento sustentável e responsabilidade social.
Acreditamos que a escola deve garantir situações em que os alunos possam investigar e por em prática sua capacidade de atuação. Foram oportunizadas condições para a construção de um ambiente democrático e para o desenvolvimento das capacidades dos alunos em intervirem na realidade, bem como a participação da comunidade.
É fundamental que a comunidade escolar reflita, assuma objetivos sobre o trabalho desenvolvido, pois desta forma é esclarecido o papel de cada um nessa tarefa, e o trabalho será concretizado em diversas ações que envolverão todos, cada um em sua função.