Iniciativa
Coordenação Pedagógica
ESCOLA: QUE LUGAR É ESSE? | voltar
  • Escola: que lugar é esse?
  • Escola: que lugar é esse?
projeto
Escola: que lugar é esse?
RESUMO

Como forma de introduzir o tema pesquisa de opinião na turma, contei para os alunos sobre o trabalho que desenvolvi com as outras turmas em que trabalhei desenvolvendo pesquisa de opinião, falei do desejo de realizá-lo com eles e sobre a satisfação que sentimos quando vamos à universidade apresentar os resultados da pesquisa. A turma aceitou a proposta.

Para a escolha do tema iniciei as aulas de filosofia falando sobre a importância da escola, então decidimos  pesquisar sobre o assunto. Assim, o tema escolhido foi: Escola que lugar é esse. O nosso interesse em pesquisa sobre o tema veio de encontro com o nosso projeto de trabalho na disciplina de filosofia que é a escola.

Para a elaboração do questionário discutimos sobre o que seria interessante perguntar sobre as pessoas sobre o tema escola. As perguntas foram surgindo e as registramos no quadro, para depois estruturarmos quais iriam para o questionário.

Depois de elaboradas as perguntas fomos para o trabalho de campo, para isso, dividimos em grupos, no qual casa aluno entrevistou em média três pessoas  e entrevistamos 38 pessoas.

Para a tabulação usamos o processo  no qual os questionários foram distribuídos entre os alunos e as perguntas afixadas no quadro, a medida que as opções eram lidas os alunos se manifestavam levantando as mãos e fomos marcando no papel fixado no quadro e depois contabilizamos quantas marcações tivemos para cada resposta.

Depois da contagem realizamos gráficos e cartazes divulgando o resultado da pesquisa.

Com esse trabalho avaliamos que foi positivo:

·  QUALIFICAR O TEMA
·  VER OS ALUNOS ENTREVISTANDO
·  TRABALHAR  COM OBJETIVO REAL
·  OS ALUNOS COM AUTONOMIA PARA TRABALHAR
·  AS DISCUSSÕES COM A TURMA
·  AS DISCUSSÕES COM A TURMA

 
COMENTAR | 
é preciso estar logado para comentar
POLO Minas Gerais
ano
2014 (+)
tema
Cidadania (+)
escola
professor
autores
Ensino Fundamental: (+)
disciplina
ARQUIVOS
clique nos links abaixo para fazer o download
Apresentação / Folder
Questionário

 

mapa do site
contato